Workshop reúne profissionais da Serra Catarinense para fortalecer comunicação e gestão de crises em desastres naturais

Cerca de 100 profissionais de diferentes municípios da Serra Catarinense participaram, na tarde desta quarta-feira, 23 de setembro, do 1º Workshop de Comunicação e Gestão de Crises em Desastres Naturais, realizado na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), em Lages. O encontro reuniu profissionais de comunicação, defesa civil, gestão pública, área jurídica, engenharia e assistência técnica para discutir estratégias de prevenção, resposta e comunicação diante de situações de emergência e eventos climáticos extremos.

A programação abordou os impactos de fenômenos climáticos, o planejamento e a atuação dos municípios, além da comunicação em situações críticas. A proposta foi promover a integração entre diferentes áreas e ampliar a preparação dos profissionais para uma atuação coordenada diante de desastres naturais.

A meteorologista da Epagri/Ciram-SC, Marilene de Lima, apresentou informações sobre os possíveis impactos do El Niño, enquanto o coordenador regional de Proteção e Defesa Civil da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil na Região de Lages, Luiz Falcão, destacou a importância do planejamento e da resposta aos desastres naturais.

Em seguida, a jornalista da Epagri, Gisele Dias, e Marilene de Lima abordaram a produção de conteúdo e a necessidade de uma comunicação clara e precisa durante situações de crise, especialmente para orientar a população e reduzir a circulação de informações equivocadas.

Na sequência, o jornalista da Epagri, Pablo Gomes, compartilhou reflexões sobre gestão de crises a partir da experiência do Rio Grande do Sul em 2024. O prefeito de São Joaquim, José Teodoro de Sena Amaral (Dorinho), apresentou a experiência do município com a implantação do sistema antigranizo e as estratégias adotadas para proteção das áreas agrícolas.

Também participaram da programação o coordenador de Engenharia da Amures, James André Clauberg, o assessor jurídico da entidade, Heitor Frutuoso, e o gerente regional da Epagri em Lages, José Márcio Lehmann. Os temas apresentados trataram do apoio da Amures aos municípios na gestão de riscos e desastres, dos aspectos jurídicos relacionados a situações de emergência e calamidade e do suporte técnico da Epagri aos municípios em ocorrências dessa natureza.

O workshop foi promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) e Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama), com apoio do Núcleo de Comunicação da Associação Empresarial de Lages (ACIL) e da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).

 

Compartilhe:

erro: O conteúdo é protegido!!