NotíciasA gestão do capital humano foi debatida em evento realizado pelo Núcleo de Gestão de Pessoas

24/08/2017 - 08:22 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Olhar o colaborador como parte da empresa, dando a ele oportunidades para desenvolver suas capacidades e crescer dentro da empresa é o grande desafio da gestão do capital humano. Esse foi o tema do evento do Núcleo de Gestão de Pessoas da Associação Empresarial de Lages (ACIL), “Gestão do capital humano: desafios da atualidade”, realizado nos dias 21 e 22 agosto, no Senai, para gestores e profissionais da área de Recurso Humanos. Durante os dias foram ministradas palestras e apresentados cases de sucesso, de forma descontraída e inspiradora.

A fisioterapeuta, Fernanda Lazzari, fez uma dinâmica de grupo onde os participantes tinham que dançar por alguns minutos sem soltar as mãos uns dos outros, sendo que estavam apenas encostadas. Uma maneira descontraída de ensinar-lhes a exercitar o jogo de cintura e a criatividade, tão essenciais na vida pessoal e profissional.

As palestrantes do evento foram Daniela Fiuza e Karine Goss, que falaram sobre a ética no ambiente empresarial e Deborah Bastos que abordou o tema “Gestão que inspira”. Dois temas bastante atuais, devido à crise política e econômica pela qual estamos passando. Os gestores precisam preparar uma equipe forte, unida e comprometida, mas para conseguir isso é necessário que eles ouçam as pessoas e demonstrem a importância de cada um dentro do processo para se alcançar um resultado positivo. É necessário também que se respeite os valores morais e éticos da empresa, porque estamos representando uma marca, uma empresa.

Os cases de boas práticas na gestão de pessoas apresentado pelas empresas HSI Automação, Lojas Zago e Klabin serviram de exemplo e inspiração, pois são ações que visam a valorização dos colaboradores dando-lhes oportunidades de desenvolver suas habilidades e de crescer profissionalmente, alinhando as expectativas do colaborador com as expectativas da empresa.