NotíciasLuiz Spuldaro apresenta retrospectiva dos quatro anos à frente da ACIL

17/12/2015 - 14:02 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

A última reunião da diretoria da ACIL em 2015, realizada na segunda-feira, 14 de dezembro, contou com a retrospectiva das ações realizadas na Associação Empresarial de Lages nos últimos quatro anos, a qual teve o empresário Luiz Spuldaro na presidência. Demandas institucionais, questões políticas, de cunho social e econômico foram fortemente debatidas, defendidas e levadas à frente pela Associação.

O mandato de Spuldaro passou, antes de tudo, pelas características de liderança, habilidade pacificadora e poder de realização do então presidente. Fato que pode ser comprovado, também, pela iniciativa de criação do Fórum das Entidades, o qual ultrapassou as barreiras da ACIL e ganhou corpo pela aderência de outras Instituições representativas do município.  Além disso, o atual presidente contou com o especial apoio da diretoria executiva e com a proatividade dos núcleos, o que foi fundamental para o sucesso nos dois mandatos.

No que diz respeito à infraestrutura da entidade, as melhorias da sede ultrapassaram o investimento de meio milhão de reais. Nelas, estão a reforma do hall de entrada, a criação de novas salas, as reformas das salas existentes, a troca e aquisição de equipamentos e móveis, a instalação dos sistemas de segurança e adaptação para acessibilidade. Além disso, através de convênio com Governo do Estado, a entidade já recebeu o valor de R$ 500 mil reais para a reforma do auditório, que já se iniciou, e receberá mais R$ 200 mil em abril de 2016. Questões antigas e que estavam pendentes também foram resolvidas como a averbação do prédio que foi construído em 1980, escritura e registro  do terreno ao lado da Associação.

Nos eventos realizados pela ACIL, destaque para a o Shopinhão, feira multissetorial dentro da Festa do Pinhão, e para a participação da ACIL na Expolages, contribuindo com atividades como a Expolider e a exposição de produtos, serviços e empresas da região. Spuldaro lembrou, ainda, sobre os dois portfólios lançados com as ações de cada mandato; o livro dos 75 anos da ACIL, e os eventos de comemoração e de cerimônia festiva de posse.

Alguns temas de cunho social foram corriqueiros nas reuniões da diretoria ao longo dos quatro anos, como o andamento dos aeroportos de Correia Pinto e de Lages; o desenvolvimento do Órion Parque, ação cobrada pela ACIL e que hoje já é realidade; intervenções na disputa pela construção de dois Shoppings, que resultou na realização de um; apelo pela liberação do terreno concedido ao Sest/Senat; a manifestação contra o excesso de atestados por parte de alguns médicos; a luta pela melhoria das rodovias, entre outros.

Na questão política, o presidente ressaltou as inúmeras reuniões feitas com o governador Raimundo Colombo para apresentação das demandas da classe e indicação de possíveis nomes para o governo; a campanha Serrano Vota em Serrano para aumento da representatividade da região serrana no poder legislativo, o que resultou na conquista dos mandatos dos deputados estaduais Gabriel Ribeiro e Fernando Coruja e da deputada federal Carmen Zanotto.

Na esfera municipal, a ACIL contribuiu ainda na indicação do atual vice presidente Juliano Chiodelli ao cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda. Referente à política municipal, destaque, também, na luta pela diminuição do número de vereadores e contra o nepotismo.

Além disso, algumas parcerias foram conquistadas e outras mantidas como o incentivo ao Observatório Social; as parcerias com a Facisc, com a ADVB, com a Junior Achievement entre outras. A partir de primeiro de janeiro, Luiz Spuldaro entrega o comando da ACIL para o empresário Sadi Montemezzo, Juliano Chiodelli mantem-se como vice.