NotíciasPainelistas da 3ª Expolíder falam sobre convivência, produtividade e qualificação profissional

15/10/2015 - 10:20 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

A terceira edição da Expolíder, evento que ocorre durante a Expolages, iniciou na quarta-feira (14/10) com discussões sobre convivência, produtividade e qualificação profissional. Os painéis e o fórum antecederam a palestra do economista Gustavo Loyola sobre “Perspectivas da Economia Brasileira”. O evento organizado pela SBT/SC integra o Fórum Santa Catarina 2015, realizado em diversas regiões do Estado.

Painelista representando o Conselho Regional de Administração de Santa Catarina, o professor Irineu Berezanski abriu os trabalhos falando sobre como conviver e trabalhar melhor. Para ele, o comportamento, valores e cultura são influências que determinam o estilo de vida e o jeito de ser de cada um. Essas intervenções, de certa forma, estão diretamente relacionadas ao trabalho. “É preciso ter muita sinergia para o crescimento pessoal e daqueles que o rodeiam”, indica.

Produtividade e qualificação

Ponto de reflexão por conta do momento de instabilidade econômica pelo qual passa o país, a produtividade e qualificação profissional são temas bastante pensados, discutidos e reavaliados. Na Expolíder essa questão foi trazida à tona pelo diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina (Senac/SC), Rudney Raulino.

Depois de apresentar dados que mostram que o Brasil tem baixa produtividade em relação aos países de primeiro mundo, o professor diz que é preciso avançar quando o assunto trata de educação.  “O sucesso está relacionado à educação versus empresa. É fundamental que haja o aumento da escolaridade e qualificação profissional”, destaca.

Rudney diz que as empresas precisam participar mais do associativismo e dialogar melhor com os governos. A exemplo da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), que tem como bandeira a educação com o movimento “A indústria pela Educação”, o Senac e o Serviço Social do Comércio  (Sesc) vêm investindo no conhecimento e no desenvolvimento empresarial com projetos inovadores e de empreendedorismo.

Discussão da situação local

Seguindo nessa mesma linha de raciocínio, a discussão tomou uma proporção mais localizada. Para um pequeno fórum foram convidados o Secretário de Desenvolvimento Econômico e vice-presidente da Associação Empresarial de Lages (Acil), Juliano Chiodelli, a empresária lageana do segmento do vestuário Adriana Paes e o professor Rudney. A conversa foi mediada pelo jornalista do Senac Fernando Silva.

Premiada pelo Movimento Catarinense de Excelência, Adriana afirma que o profissional bem qualificado trabalha com o mesmo objetivo da empresa. “Com colaboradores mais bem preparados teremos um comércio mais forte”.  Rudney completa dizendo que nesse modelo de gestão o crescimento é conjunto.

Nessa perspectiva de um cenário positivo, Juliano Chiodelli acredita que as políticas públicas de desenvolvimento precisam ser reparadas, porém destaca que empresas lageanas estão aproveitando a oportunidade da situação econômica atual para investir e apostar em seus negócios. “Empreender é a forma mais acelerada de sair de uma crise. E isso acontece com ideias inovadoras”, conclui.