NotíciasAvançam deliberações em torno da implantação da escola militar em Lages

02/10/2015 - 12:28 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

A escola militar a ser implantada em Lages será a primeira fora da capital, Florianópolis. E para acelerar as conversações acerca do assunto, o prefeito Toni Duarte reuniu-se com o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Leibnitz Martinez Hipolito, no fim da tarde desta quarta-feira (30).

Toni ressalta que há um desejo do governo do Estado, através do comando da Polícia Militar, em implantar uma escola militar em Lages. Tanto a prefeitura quanto a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional (SDR), entre outros parceiros, estão procurando viabilizar um espaço físico para o alcance do propósito. Atualmente o município conta com um espaço cedido pelo Sesi no bairro Gethal, onde funciona a Escola Aberta, conforme cessão de uso. A Escola Aberta presta atendimentos no período noturno e o colégio militar deverá funcionar diuturnamente, sem interferências.

A área do Sesi, cedida ao município, foi classificada como adequada para que o trabalho seja iniciado e executado, pelo menos provisoriamente. “Convidamos o senhor Dauri para discutir essa possibilidade. O assunto ficou bem encaminhado e acreditamos que a partir do ano que vem teremos a escola militar em Lages, pois compreende um compromisso assumido por nós, em auxiliar o Estado a encontrar um local”, esclarece o prefeito.

A ideia são turmas de 6° ano do ensino fundamental e de 1º ano do ensino médio, ainda a ser discutida. A escola segue o mesmo parâmetro da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), com disciplinas voltadas aos valores morais e comportamentais.

Participaram do encontro, ainda, o secretário de Administração, Pedro Marcos Ortiz; o procurador-geral do Município, Maurício Batalha; o secretário da SDR, João Alberto Duarte; o diretor regional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Dauri Ferenandes, e a vice-presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme) e membro do Núcleo da Mulher da Associação Empresarial de Lages (Acil), Gabriela Bertagnolli.

(Fonte: Prefeitura de Lages)