NotíciasACIL apoia campanha em defesa do Sistema S

30/09/2015 - 11:44 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

As medidas econômicas lançadas pelo Governo Federal, que entre as quais consta a apropriação de recursos que o setor privado recolhe para manter os serviços sociais e de educação prestados aos trabalhadores pelas entidades do Sistema S, como SESI, SENAI, SESC, SENAC, SEST, SENAT, SENAR e SEBRAE, motivou o Conselho das Federações Empresariais de SC – COFEM a lançar campanha em defesa do Sistema S.

Está medida poderá interromper diversos programas de educação, qualificação profissional e qualidade de vida dos trabalhadores em todo o país e provocará o fechamento de inúmeras unidades em operação no Estado, reduzindo drasticamente os atendimentos e serviços oferecidos pelo Sistema S, além de enxugar o quadro de colaboradores em até cinco mil pessoas.

A ACIL também é contrária a essa medida, pois sempre acompanhou de perto o trabalho realizado pelas entidades que compõem o Sistema S e que administram esses recursos criando uma rede de excelência composta por escolas, laboratórios e centros tecnológicos espalhados por todo o território nacional. E acredita que reduzir o acesso a esse recurso é desvirtuar o objetivo inicial de criação desse fundo. Esse recurso pertence ao empresariado ou ao Sistema “S”, sem atalhos, nem contornos. Além disso, reduzir a parcela destinada ao fim educacional a que foi proposto inicialmente, é provocar a demissão de instrutores altamente qualificados, é reduzir o acesso de estudantes à estrutura educacional criada e, principalmente, depreciar ainda mais a qualidade da mão de obra disponibilizada ao setor produtivo, com todas as suas evidentes consequências.

A ACIL convida seus associados a fazerem parte desta campanha. Acesse o link http://marchapelofuturo.fiesc.com.br/home/default.aspx e participe da Marcha pelo Futuro em defesa do Sistema S.