NotíciasNúcleo de Tecnologia da Informação da ACIL promove cursos de capacitação

21/09/2015 - 16:21 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Na contramão de muitos setores da economia brasileira, a área de Tecnologia e Inovação não para de crescer. Em Lages, isso também é uma realidade. Já existem cerca de 15 empresas que atuam na implementação e no gerenciamento dos sistemas informatizados de empresas. Para atender essa demanda é necessário ter mão de obra altamente qualificada. “Muitos desses profissionais já foram e estão sendo formados nos bancos das universidades, porém, é necessário estar sempre atualizado e a um passo à frente da concorrência” destaca Nelissa Gevaerd Colossi Branco, coordenadora do Núcleo de TI da ACIL.

Pra isso, muitos profissionais acabam se deslocando para outras cidades em busca desse diferencial. Mas alguns cursos têm custo elevado, é necessário gastar com translado, hospedagem e alimentação, além de ter que se ausentar do trabalho. É por isso, que o Núcleo de TI da ACIL, através do projeto Empreender Competitivo da  Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e do SEBRAE, promovem cursos e eventos para facilitar a vida desses profissionais.

Na noite da última sexta-feira, 18, e no sábado, 19, aconteceu no laboratório de informática da Uniplac um treinamento de testes automatizados. No curso ministrado pelo professor e engenheiro de software, Alexandre Rech, foram discutidos e exercitados os conceitos de testes automatizados e implementação dessa ferramenta. Participaram da capacitação 20 profissionais, que atuam como desenvolvedores das linguagens .net e JAVA das empresas pertencentes ao Núcleo de TI.

“Com ferramentas de trabalho como a de testes automatizados, as empresas conseguem reduzir custos e melhorar a produtividade, pois é muito mais fácil exercitar todos os caminhos possíveis por meio de testes unitários do que em testes manuais”, destaca Rech.