NotíciasAs temperaturas geladas do final de semana mais frio do ano em Santa Catarina não comprometeram as ações do Feirão do Imposto em Lages

14/09/2015 - 11:17 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Durante todo o sábado, 12, membros do Núcleo da ACIL Jovem estiveram mobilizados no calçadão da Praça João Costa e no Lages Garden Shopping para levar informação e conscientização sobre o impacto da carga tributária no dia a dia dos brasileiros. A ação também contou com a participação de estudantes da Escola de Educação Básica Armando Ramos de Carvalho, do bairro Pró Morar, que auxiliaram na distribuição de material informativo.

Com o foco na tributação da saúde, foram disponibilizados testes de glicemia (com preço de custo), aferição de pressão (gratuito) e venda de dez medicamentos sem imposto (venda através de voucher). Quem passou pelo centro da cidade também pode acompanhar pelo telão a arrecadação dos impostos no Brasil em tempo real. E para chamar ainda mais a atenção, sobre o tema, foi utilizado um caixão fúnebre com várias embalagens de remédios com a mensagem: o imposto abusivo mata!

E para mostrar aos cidadãos que é possível contribuir para a melhor aplicação dos recursos, o Núcleo Jovem da ACIL contou com a parceria do Observatório Social de Lages. A instituição que existe desde 2012 em Lages, conta com voluntários de várias áreas para acompanhar as ações das gestões públicas. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, através de uma metodologia, monitoram as compras públicas, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço. E podem ajudar a impedir casos como a compra de selantes (material dentário), que no ano passado foi adquirido pela prefeitura de Lages por R$ 24,00 e este ano, o mesmo item, seria adquirido através de licitação por R$ 7.084,00. “É importante que as pessoas transformem sua indignação em atitude”, destaca Cristiane Alves, do Observatório Social. 

Quem quiser saber mais sobre o trabalho do Observatório Social em Lages, pode entrar em contato pelo telefone 3223-9755.

E para conhecer mais sobre as ações do Núcleo Jovem da ACIL, o grupo se reúne semanalmente, a partir do meio dia, no restaurante Bistrô, na via Gastronômica.


Galeria de imagens