NotíciasNúcleo Jovem da ACIL recebe Jovens Empreendedores de todo o Estado

14/08/2015 - 10:53 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Com o tema “Pequenas escolhas fazem a diferença”, aconteceu em Lages, nos dias 06 e 07, a Assembleia Geral Ordinária do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina.  Com mais de 1500 associados, o CEJESC é o maior conselho de jovens empreendedores do Brasil. Para discutir e planejar as ações dos 58 núcleos a entidade realiza Assembleias mensais em cada uma de suas 12 regionais.

Em Lages o evento, que recebeu 190 participantes de todo o Estado, foi organizado pelos membros do Núcleo Jovem da ACIL. Na noite de abertura o Coordenador do Núcleo de Lages Leonardo Guzatti Dengo apresentou as atividades desenvolvidas pelo grupo. “Realizamos sempre uma troca de ideias. Queremos o desenvolvimento da região, do estado e do país e nos sentimos satisfeitos sabendo que fazemos parte desse desenvolvimento” disse ele.

Os participantes da Assembleia também conheceram um pouco mais da história do Núcleo Jovem da ACIL. Na palestra do atual vice-presidente da ACIL e Secretário de Desenvolvimento Econômico de Lages, Juliano Chiodelli falou sobre a importância da AGO e de se manter relacionamentos. “É importante ocupar espaço dentro da sociedade. Aprendi algumas lições dento do associativismo, como ampliar minha rede de contatos e compartilhar conhecimentos”. Chiodelli também comentou sobre os aprendizados dentro da associação empresarial. “Ter a visão dos problemas sociais e promover o desenvolvimento local”, afirmou.

A noite de abertura também contou com a palestra do empresário e engenheiro industrial madeireiro Anderson de Souza, diretor de comércio da empresa J de Souza. Ele falou de sua participação na ACIL Jovem e sobre os desafios de administrar a empresa, de origem familiar, especializada no segmento florestal. “Eu comecei a viver o associativismo com o meu pai. Ele era filho de um agricultor e com 16 anos, depois que saiu de casa, começou a trabalhar como torneiro mecânico. O primeiro produto que ele fabricou num torno que tinha na garagem de casa foi uma roldana. Nos anos 90, quando ele se integra a ACIL, a empresa passa a viver uma nova fase, com o desenvolvimento de novos produtos e uma nova visão de mercado”.  Com mais de 35 anos no mercado, hoje a indústria J de Souza exporta para vários países e já é líder no mercado brasileiro do segmento de garras traçadoras. “Eu aprendi a liderar pessoas, organizar eventos e a administrar conflitos”, afirmou Anderson, sobre sua participação no núcleo da ACIL Jovem.

Além deste exemplo de empreendedorismo e inovação, os participantes da AGO da CEJESC em Lages, também conheceram de perto o trabalho de outra empresa lageana, que também já se destaca no mercado internacional. Eles realizaram uma visita técnica na manhã de sexta-feira, 07, à empresa GTS do Brasil. Apontada como um dos expoentes no setor de tecnologia agrícola, a empresa produz uma série de equipamentos voltados às lavouras.

A tarde de sexta-feira, foi voltada as discussões da entidade durante a Assembleia Geral. Cada participante da AGO de Lages recebeu uma muda de araçá, como uma forma de lembrar a importância da sustentabilidade, tema que marcou o evento. Além disso, também foram disponibilizadas bicicletas para que os participantes pudessem fazer os deslocamentos durante a AGO.

“Pensamos em formas de interação dos participantes e ao mesmo tempo de conscientização sobre como pequenas ações fazem a diferença”, destacou Larissa Schutz, uma das organizadoras do evento e integrante do Núcleo Jovem da ACIL.

E numa época onde todos estão conectados virtualmente, teve até premiação para quem ficasse por pelo menos duas horas sem mexer no celular. Durante o jantar de confraternização do evento, a empresária Carolina Winckler Souza, de Tubarão, ganhou uma bota da marca Santíssima Catarina, produzida em Lages, pelo “feito”. “Até pouco tempo atrás as pessoas viviam sem o celular. Hoje já não conseguimos ficar mais algumas horas sem ele”, resumiu a ganhadora.