NotíciasBelo Peixe inicia suas atividades em Lages

08/07/2015 - 10:02 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Outra experiência inovadora que também foi compartilhada na reunião dessa semana da ACIL, é a instalação da primeira indústria de processamento de peixes na região serrana. A Belo Peixe, do empresário Vilso Isidoro foi construída na altura do quilômetro 253, da BR-116, no acesso Sul. A matéria prima da empresa são os peixes (trutas e tilápias) produzidos em pequenas propriedades da região. Tudo é processado e dá origem a uma linha de produtos que deve atender em breve supermercados de Lages e cidades de outros estados. Além de atender uma demanda que já existe, a empresa estimula a produção de peixes na região. Para se ter uma ideia do valor agregado, de acordo com o empresário, o produtor recebe R$ 9,50 pelo quilo da truta, sendo que apenas 35% deste peixe é aproveitado na industria. Neste sentido, o grupo discutiu a importância de incentivar novos criadores. “Um dos caminhos poderia ser a reativação da Base Avançada de Pesquisa, do Ibama, instalada em Painel, e que fica a poucos quilômetros de Lages. O local que serviu por muitos anos como uma fonte de criação de alevinos poderia se tornar novamente produtiva se fosse assumida pela Epagri”, defendeu Isidoro. A ideia ganhou coro e apoio da diretoria da ACIL.