NotíciasEducação e Politica na pauta de discussões da ACIL

02/07/2015 - 14:07 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

A educação esteve em pauta na reunião semanal da ACIL. A diretora geral do campus Lages do IFSC, Instituto Federal de Santa Catarina, Raquel Matys Cardenuto, acompanhada pelo chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, Thiago Meneghel, falaram a diretoria sobre as atividades e projetos da instituição. Um dos motivos, é que a vinda do campus para Lages teve a participação direta da ACIL que auxiliou nas tratativas para instalação da unidade no bairro São Francisco.

Em cinco anos de atividades, centenas de pessoas já foram formadas pela instituição que oferece cursos técnicos, do PRONATEC e de graduação superior totalmente gratuitos. “Estamos mostrando que a instituição não veio para competir com outras estruturas mas para contribuir com o crescimento da educação na região”, destacou Raquel. A prova de que isso já é uma realidade, segundo a diretora, é que o IFSC tem recebido cartas de solicitações de empresas para formação de obra. Para atender estas novas demandas, o IFSC vai oferecer a partir do ano que vem, o curso superior de Engenharia Mecânica.

A novidade foi apresentada em primeira mão na reunião da ACIL. Para a graduação, que tem duração de cinco anos, a instituição já adquiriu equipamentos e laboratórios que somam mais de 2 milhões e meio de reais. Serão oferecidas 40 vagas e a inscrição para o vestibular de ingresso acontece no mês de setembro. Além de Lages, o IFSC também tem um campus em Urupema, que oferece o curso técnico em Agroindústria e curso superior de Viticultura e Enologia.

Câmara de Vereadores

O presidente da Câmara de Vereadores de Lages, Adilson Appolinário também participou da reunião. No segundo mandato como vereador e também pela segunda vez presidente do legislativo, essa foi a primeira vez que Appolinário participou da reunião, que por acontecer às segundas-feiras, coincide com um dos dias da sessão ordinária. Ele falou sobre o trabalho do trabalho do legislativo e de sua preocupação em estabelecer uma pauta de discussões positivas para o município.

Questionado sobre os custos do legislativo, que possui 19 vereadores e um quadro funcional de quase 100 pessoas, Appolinário afirmou que utiliza do orçamento o necessário para manter a estrutura. “Por lei, o legislativo pode utilizar até 6% do orçamento do município, mas nosso repasse têm sido em média de 4,5%, explicou. O gasto da Câmara de Lages é em torno de R$ 700 mil reais por mês.

Outro ponto discutido foi a redução do número de vereadores. “A gente pode voltar atrás em algumas ideias, eu que já defendi o aumento, hoje penso que o número ideal seria de 15 vereadores, afirmou o presidente do legislativo. Ele também falou da vontade de contribuir e trabalhar para a implantação de um Instituto de Planejamento Urbano em Lages, a fim de que se possa conhecer o patrimônio e acervo do município, bem como, planejar o futuro. “O gestor de hoje tem que ser julgado ou mencionado por ações inovadoras, pois os recursos estão cada vez mais engessados”, destacou.