NotíciasNúcleo de Mercados da ACIL realiza minicurso de açougueiro

20/02/2015 - 16:05 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

O Núcleo de Mercados da ACIL realizou, no último dia 13/02 em Lages, o minicurso de açougueiro. O evento ocorreu nas dependências do supermercado Ranson e foi ministrado pelo proprietário do estabelecimento, James da Silva Ronson.

O objetivo do núcleo em promover o curso foi buscar melhorias no atendimento aos clientes bem como passar noções básicas de cortes das carnes, além das condições de higiene, armazenamento e manipulação como os cuidados para o açougueiro não se cortar.

James explicou que é da fêmea de onde saem as carnes melhores e mais macias, além de serem as mais fáceis de manipulação. “As carnes nobres são limpas na hora que o cliente pede, desta forma a carne não fica feia”, acrescentou ele.

Para o palestrante, no supermercado Ranson, tudo na carne é aproveitado. Os ossos e as gorduras são vendidos para reciclagem. A partir do músculo faz-se carne moída, o filé americano que é pernil com osso é bastante procurado para churrasco, a paleta é bastante usada para fazer carne de panela e do lombo com osso sai o contrafilé.

Segundo James o açougue é 80% do mercado, se a carne não for boa perdem-se clientes. Ele destacou também que os açougueiros têm que conhecer os nomes das carnes, pois tem vários nomes para a mesma parte, um exemplo é o chapéu de bispo ou salsichinha que é conhecida por alcatra.

Para finalizar ele deixou a dica de que vender carne é como uma vitrine de loja, tem que agradar os olhos para comprar, tudo tem que estar organizado e limpo. Um bom açougueiro tem que conhecer as necessidades do cliente.