NotíciasPrograma de educação profissional e tecnológica na rede estadual de ensino esteve na pauta da reunião da ACIL

02/05/2024 - 11:32 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

O coordenador regional de Educação, Armando José Duarte, participou da reunião da diretoria da Associação Empresarial de Lages realizada na segunda feira, 29 de abril. Ele estava acompanhado de Cleusa Straobel, Mercedes Gevaerd e Mario Henrique Rodrigues e falaram sobre o programa de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na rede estadual de ensino.

As formas de atendimento do EPT são através de cursos técnicos para estudantes de 2ª e 3ª série do ensino médio; Ensino Médio Integrado ao Profissionalizante (EMIEP); cursos técnicos por meio de trilhas de aprofundamento; e cursos técnicos subsequentes. Em 2024, além dos Centros de Educação Profissional (CEDUP), as escolas estaduais também passaram a oferecer os cursos profissionalizantes, o que ampliou o número de vagas oferecidas.

De acordo com os dados apresentados por Mario, todas as unidades escolares de ensino médio do estado estão autorizadas a ofertar cursos técnicos. Destas, 210 unidades escolares passaram a ofertar o programa. “A regional de Lages atende 12 municípios e realizou 3180 matrículas no ensino médio profissionalizante, 1104 no ensino concomitante ou subsequente e 54 no magistério, totalizando 4338 matrículas”, destacou.

Armando ressaltou que não adianta ter cursos técnicos fora da realidade, “é fundamental que seja articulada a oferta daqueles cursos às necessidades do mercado de trabalho. Nós queremos conhecer a área de interesse das empresas para ofertar um curso que o aluno tenha possibilidades de trabalho na área. A gente precisa preparar os nossos estudantes para que eles tenham sucesso, porque nós acreditamos numa formação integral”, falou.