NotíciasProjetos para o desenvolvimento da região e a abertura de uma nova associação na região foram os assuntos que tiveram em pauta na Plenária Regional Serra da Facisc

12/03/2024 - 17:34 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

A primeira reunião Plenária Regional da Serra da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) abordou assuntos importantes como Protótipo Alpha e Voz Única que serão realizados na região visando o desenvolvimento socioeconômico, e a abertura da Associação Empresarial de Bom Retiro.

O encontro, que aconteceu nesta segunda-feira, 11 de março, na Associação Empresarial de Lages, contou com a presença do presidente da federação, Elson Otto, do vice-presidente Regional, Antonio Carlos Floriani, do presidente do Instituto DEL, Carlos Eduardo de Liz, e representantes das associações empresariais da Serra Catarinense.

Em sua fala Otto, destacou as principais bandeiras que serão defendidas pela Facisc em sua gestão: atuação e monitoramento na qualidade contínua dos serviços de infraestrutura, segurança pública, educação e saúde; justa distribuição dos recursos públicos; redução e simplificação da carga tributária; melhoria contínua na relação entre as entidades empresariais e poderes constituídos; desenvolvimento econômico e sustentável; e contribuir para empresas mais competitivas.

Recentemente, a Facisc formalizou uma parceria com a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) para aplicação do programa Protótipo Alpha, que foi apresentado pelo Tenente Coronel Frederick Rambusch. Segundo ele, este programa visa identificar e monitorar os fatores associados à violência letal e doméstica e será implementado e testado ao longo de 12 meses nos municípios de Lages, Curitibanos, Bom Jardim da Serra, Urubici e São Joaquim. O programa será realizado através de uma parceria entre a PMSC e o Instituto DEL.

A consultora Larissa Schultz e a coordenadora Caroline Rodrigues apresentaram o modelo proposto pela Facisc para o Voz Única Municipal, que tem como objetivo levantar as demandas dos municípios do ponto de vista empresarial para subsidiar os planos de ação dos candidatos às eleições municipais, além de monitorar os esforços do poder público para atender essas necessidades.

Outra novidade trazida pela Facisc, e comemorada por todos, foi a notícia da abertura da Associação Empresarial de Bom Retiro (Acibom) que será inaugurada no dia 08 de abril e terá como primeiro presidente, o empresário Álvaro Souza Rovaris.