NotíciasDeputado Mario Motta participa de plenária da Facisc na Serra Catarinense

17/10/2023 - 16:24 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

A Associação Empresarial de Lages foi anfitriã de mais uma reunião plenária da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) da Regional Serra Catarinense realizada na noite desta segunda-feira, 16 de outubro. Na pauta a aplicação da legislação ambiental na Serra, o programa Voz Única e a eleição do vice-presidente regional da Facisc para gestão 2024/2026.

O encontro conduzido pelo vice-presidente regional da Facisc, Antonio Carlos Floriani, contou com a presença do presidente da federação, Sérgio Rodrigues Alves, do superintendente Rodrigo Busana, do deputado estadual Mario Motta, dos presidentes das associações de Lages, Carlos Eduardo de Liz, de Correia Pinto, Guilherme Kuhnen, e com a participação online dos presidentes de São Joaquim, Felipe Vieira, e de Urubici, Henrique Martins, além de diretores e nucleados das associações da Serra Catarinense.

As demandas da região, que constam na cartilha Voz Única, têm sido acompanhadas e cobradas pela Bancada da Serra Catarinense. Na reunião, o deputado fez um relato sobre o andamento desses pleitos da região. Repassou aos empresários que recebeu um ofício do DNIT onde consta a informação de que seria publicado no início de outubro o edital para contratação do anteprojeto para terceiras faixas na BR 282, no trecho entre Lages e Florianópolis. “Minha equipe consultou hoje e ainda não foi publicado, muito provavelmente por conta das chuvas e dos danos causados nas rodovias, mas assim que a publicação sair encaminhamos a informação a vocês”, salientou.

Sobre o edital de emendas participativas, lançado por seu gabinete em abril deste ano, informou que foram recebidos 483 projetos, sendo a maioria da Serra Catarinense, onde estão os municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O resultado dos projetos contemplados já está disponível no site https://deputadomariomotta.com.br.

Outro importante assunto tratado, foi sobre a legislação ambiental. O conselheiro consultivo da ACIL, Alexandre Gustavo Silva, explicou que está sendo criado um projeto que visa levar informações aos empreendedores sobre o que se pode ou não fazer, de acordo com a legislação ambiental, para que desenvolvam suas atividades com sustentabilidade. “Queremos promover uma discussão mais aprimorada destas questões ambientais e que possa depois sentar com Ministério Público e Instituto do Meio Ambiente (IMA) e definir regras de sustentabilidade para promover um desenvolvimento sustentável”, destacou.

Ao final da reunião, Busana apresentou alguns números que demonstram o crescimento de 18,6% em número de empresas associadas a Facisc no período de 2021 a 2023, sendo que a Serra Catarinense ficou em primeiro lugar na porcentagem de crescimento. O presidente da Facisc parabenizou aos presidentes, diretores e colaboradores das ACI’s pelo desempenho e agradeceu a parceria de todos.