NotíciasACIL promove encontro para debater melhorias nas rodovias federais da Serra Catarinense

09/08/2023 - 16:18 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

A Associação Empresarial de Lages (ACIL) organizou um encontro para debater melhorias nas rodovias federais da Serra Catarinense, com foco nas rodovias BR 282 e BR 116. O evento ocorreu na noite de segunda-feira, 7 de agosto, e contou com a presença do superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Santa Catarina, Alysson de Andrade.

O presidente da ACIL, Carlos Eduardo de Liz, destacou a necessidade de discutir possíveis soluções para problemas específicos das rodovias, como a implantação de terceiras faixas em pontos críticos da BR 282 e a duplicação de trechos da BR 116. Essas medidas visam a redução de acidentes e a melhoria do fluxo de veículos, contribuindo para um deslocamento mais eficiente e seguro.

Em sua apresentação, Egídio Antônio Martorano, gerente para assuntos de Transporte, Logística, Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fiesc, destacou a relevância de estabelecer um pacto pelas Rodovias Federais Catarinenses. Esse pacto busca assegurar um planejamento orçamentário para obras públicas, juntamente com um plano de execução viável. Isso é fundamental para garantir a utilização eficiente e eficaz dos recursos públicos.

Em seguida, o superintendente do DNIT, Alysson de Andrade, repassou informações detalhadas sobre os projetos em andamento, os cronogramas de execução e os recursos destinados às melhorias nas rodovias. Ele mencionou que o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental para implementação das terceiras faixas na BR 282 está concluído, embora ainda não haja um projeto completo. O DNIT está elaborando anteprojeto e planeja licitar esse anteprojeto até agosto de 2023, com início das obras previsto para 2024.

O encontro contou com a participação de várias autoridades e lideranças empresariais, entre elas a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, o procurador da República, Nazareno Jorgealem Wolff, o presidente da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), Giovani Nunes, o vice-prefeito de Lages, Juliano Polese.

A iniciativa foi uma parceria entre ACIL, Amures, Associação Rural de Lages, Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages (CDL), Vice-Presidência Regional Serra Catarinense da Fiesc e Fórum das Entidades Empresariais.