NotíciasPadronização nacional da NFS-e foi tema da reunião do Núcleo de Contadores da ACIL

29/06/2023 - 17:27 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica é um modelo padrão que está sendo implementado pelo Governo Federal em todo o país. Para entender melhor como funciona essa padronização, o Núcleo de Contadores da Associação Empresarial de Lages recebeu a gestora Jaqueline Alencar na reunião realizada na terça-feira, 27 de junho, na ACIL.

Atualmente existem inúmeros padrões de Nota Fiscal de Serviço eletrônica em todo país, pois cada município possui um software, muitas vezes personalizado para o município. Segundo Jaqueline, o propósito da NFS-e é modernizar os processos tributários e desburocratizar a vida do empreendedor, tornando a sua emissão muito mais fácil, intuitiva e segura.

Para emissão da NFS-e nacional, o empreendedor deverá acessar o Portal da Nota Fiscal de Serviço eletrônica (https://www.gov.br/nfse/pt-br). Com essa padronização, haverá apenas um padrão para emissão, mas a tributação permanecerá a mesma. Além do portal, também tem om aplicativo NFS-e Mobile que está disponível no Google Play e no App Store.

A emissão da NFS-e no padrão nacional será obrigatório para os microempreendedores individuais (MEIs), a partir de 1º de setembro de 2023, independente da adesão voluntária dos municípios. A Prefeitura de Lages já aderiu ao novo sistema em abril de 2023.