NotíciasSecretário de Agricultura de Lages fala sobre ações da sua pasta aos diretores da ACIL

20/04/2023 - 15:17 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Os empresários da Associação Empresarial de Lages receberam na reunião desta segunda-feira, 17 de abril, o secretário de Agricultura de Lages, Thiago Cordeiro, que falou sobre as ações da secretaria, como melhoria das estradas do interior, do Projeto Cultivar e do Projeto de Melhoramento Genético Bovino.

Recentemente, ACIL, Uniplac, Sindimadeira, Sindicato Rural de Lages e Prefeitura de Lages firmaram uma parceria para viabilizar a pavimentação em alguns pontos de maior movimento de transporte de produção nas estradas do interior. “Essa é nossa principal demanda na secretaria hoje, somente a secretaria seria impossível, pois o município conta com 2.064km de estradas no interior, então essas parcerias são muito importantes”, explicou acrescentando que a secretaria comprou dois rolos compactadores de 28 toneladas, com recursos próprios.

O secretário também falou sobre a Lei 4595/22, que instituiu o Programa de Alimentos Municipal – PAM, que permite que a Prefeitura de Lages adquira alimentos da agricultura familiar para disponibilizar para instituições e organizações sem fins lucrativos que realizam ações voltadas à Segurança Alimentar e Nutricional. Porém todos os alimentos adquiridos devem ser entregues ao Banco de Alimentos que fará a distribuição às instituições.

Outros assuntos abordados por Cordeiro foram o Projeto Cultivar, que realiza a entrega gratuita de mudas de hortaliças, chás e temperos produzidas no Horto Municipal do Guarujá, o Programa de Melhoramento Genético Bovino que como objetivo proporcionar, aos produtores rurais, a utilização de material genético de melhor qualidade, com touros melhorados.