NotíciasSegurança nas escolas de Lages esteve na pauta da reunião da ACIL

20/04/2023 - 15:02 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Na reunião da diretoria da Associação Empresarial de Lages, realizada nesta segunda-feira, 17 de abril, o coordenador do Núcleo de Educação, Luciano Schneider, compartilhou sua preocupação com a segurança nas escolas da cidade, visto que a Polícia Militar não possui viaturas e efetivo suficientes para atender todas as escolas públicas e privadas do município.

A segurança nas escolas tem sido amplamente discutida nas últimas semanas em todas as esferas públicas e tem sido motivo de preocupação de pais e escolas, especialmente, diante de tantas fake news que têm sido divulgadas nas redes sociais e aplicativos de mensagens.

O coordenador do núcleo falou que as escolas particulares reforçaram a segurança, mas ainda não é o suficiente. “O ideal seria que as forças de segurança disponibilizassem efetivo para ficassem em torno das escolas, mas sabemos que não tem suficiente para atender a todas as escolas, que hoje são mais de 170 em Lages”, salientou.

Os empresários demonstraram apoio e solicitaram a Roberto Amaral e Lucia Machado que fazem parte do Conselho de Segurança de Lages – Consel, que levem este assunto ao conselho para que eles reúnam as forças de segurança que também são membros do Consel para definirem juntos algumas ações.

Desdobramentos da reunião

Nesta quarta-feira, 19 de abril, foi realizada uma reunião na sede do 6º Batalhão de Polícia Militar, para planejamento de um programa preventivo para proteção de instituições de ensino de Lages, que contou com a participação da ACIL, Núcleo de Educação, Consel, Coordenadoria Regional de Educação e Secretaria Municipal de Educação.

Na reunião foi feito o alinhamento de intenções e a apresentação de proposta que possibilitará a realização de palestras instrutivas para profissionais de educação visando capacitá-los a lidar da maneira mais técnica possível frente a eventuais ataques que possam vir a ocorrer em instituições de ensino.