NotíciasSecretario Municipal de Desenvolvimento participa de reunião com diretoria da ACIL

24/09/2014 - 08:30 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

O Secretário Municipal de Desenvolvimento, Carlos Roberto Souza, foi o convidado para a reunião da diretoria da ACIL que ocorreu na última segunda-feira (22/09). Ele explicou sobre o Balcão do Emprego, o projeto Empreender, instalação de novas empresas e passou informações sobre o andamento do Orion Parque.

O Balcão do Emprego, sistema que existe na Prefeitura de Lages para disseminação de vagas de trabalho, possui, atualmente, 65 empresas cadastradas fora o Garden Shopping. O objetivo é fazer a captação de funcionários de acordo com a demanda das empresas. “As empresas que vieram com a construção do shopping já fizeram captação por lá”, afirmou o secretário.

Segundo ele, diariamente são atendidas cerca de 100 pessoas em busca de emprego. No último ano já foram empregadas quase 4,5 mil pessoas. “O grande problema é a instabilidade. Muitos ficam dois meses em um emprego e voltam querendo outro.” comentou o diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria, Ricardo Martello.

Sobre o Programa Empreender, o Secretário informou que muitos profissionais de todas as áreas como manicures e pedreiros estão tirando o CNPJ via projeto do Micro Empreendedor Individual. “Cerca de 30% dos que procuram o Empreender retiram na forma de MEI” argumentou Souza.

Quanto às novidades do ORION Parque, foi mencionado que provavelmente deve funcionar um formato novo de doações de terrenos, onde a prefeitura entra como sócia do empreendedor e a forma jurídica será como loteamento.

O Secretário destacou ainda o esforço que estão fazendo na prospecção de empresas para se instalar em Lages, a exemplo  de uma empresa de ferramentas, que está em negociação. “Em todas as empresas que fizemos contato, a primeira pergunta é sobre o Aeroporto”, ressaltou ele e em seguida se existe rodovia duplicada.

Ao final da reunião, o Presidente da ACIl, Luiz Spuldaro, também enfatizou sobre a necessidade e a luta que a ACIl vem fazendo para o funcionamento do Aeroporto na região e especialmente na criação de linhas aéreas regulares. Além disso, ele sugeriu a criação de uma área industrial estruturada na cidade.