Secretário de Serviços Públicos apresenta avanços e desafios da gestão municipal

Na noite de segunda-feira, 21 de julho, os empresários da Associação Empresarial de Lages (ACIL) receberam o secretário de Serviços Públicos de Lages, Jean Corbellini, que compartilhou os principais desafios enfrentados nos últimos seis meses em áreas que impactam diretamente o dia a dia da população: limpeza urbana, iluminação pública, infraestrutura viária, bem-estar animal e meio ambiente.

Com um efetivo de 315 colaboradores, entre servidores, terceirizados e reeducandos, a secretaria atua em 12 frentes de atuação, que vão desde a administração de cemitérios e aeroportos até a manutenção de praças e parques.

Entre os destaques, estão os avanços na revitalização urbana que incluem melhorias em 22 parques, 11 praças e 13 pontos de ônibus. Também foram realizadas ações de pintura e lavagem em 14 ruas, além de serviços de jardinagem em 24 canteiros e 18 praças. A recuperação de academias ao ar livre e a limpeza de 20 casas atingidas por incêndios foram outras ações que fizeram parte do cronograma.

A modernização da iluminação pública também entrou em pauta. Ao todo, foram 4.950 atendimentos, com 1.045 pontos já atualizados para tecnologia LED, dentro do Programa de Eficiência Energética em parceria com a Celesc e a Cisama. Ainda assim, o secretário salientou que para avançar, é preciso mapear os mais de 22 mil pontos de iluminação espalhados pela cidade. O objetivo é aumentar a cobertura e reduzir os custos operacionais.

Ao final da reunião, Corbellini destacou uma iniciativa que vem ganhando força, o programa Lages Sustentável – Adoção de Espaços Públicos. A ideia é envolver empresas na conservação de áreas urbanas, criando uma rede colaborativa em prol da cidade. Até o momento, cerca de 30 empresas já demonstraram interesse.

 

Compartilhe:

error: O conteúdo é protegido!!