Projeto Leão Solidário é apresentado ao Núcleo da Mulher Empreendedora da ACIL

Incentivar o exercício da cidadania por meio de ações simples, mas com grande impacto social. Com esse propósito que o Núcleo da Mulher Empreendedora da Associação Empresarial de Lages (ACIL) recebeu na manhã desta terça-feira, 06 de maio, a assistente social Ana Paula Ribeiro e a psicóloga Ana Paula Battistella da Secretaria de Assistência Social de Lages, para apresentação do projeto Leão Solidário.

A iniciativa visa estimular a destinação de até 3% do Imposto de Renda de pessoa física para o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI) e o Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) que atendem públicos em situação de vulnerabilidade. O processo é realizado no próprio sistema da Receita Federal, de forma prática e segura.

Diferente de outras formas de arrecadação, os recursos não passam pela Prefeitura, mas são encaminhados diretamente aos Fundos. As aplicações, por sua vez, são feitas com base em critérios estabelecidos por editais e projetos definidos pelos conselhos municipais — o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e o COMID (Conselho Municipal do Idoso).

Durante a declaração do IR, o contribuinte que optar por essa modalidade de doação pode selecionar o município de Lages como beneficiário. O próprio sistema gera as guias de pagamento separadas: uma para o imposto devido e outra para a doação. A iniciativa também contempla a possibilidade de doações ao longo do ano, por meio de depósito direto na conta do FIA.

(Foto: Samuel Gonçalves | Prefeitura de Lages)

 

Compartilhe:

error: O conteúdo é protegido!!