NotíciasDiretoria da ACIL recebe Deputado Carlos Chiodini

22/05/2019 - 15:33 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

A diretoria da Associação Empresarial de Lages recebeu na noite desta segunda feira, 20 de maio, o deputado federal Carlos Chiodini. Durante a reunião, o Deputado falou sobre as reformas tributárias e da previdência e sobre o pacto federativo.

De acordo com Chiodini, a reforma da previdência é necessária e urgente, porém não deve-se esquecer que há muitas que precisam ser discutidas. “É necessário melhorar a economia, fazer o Brasil voltar a crescer. Nós estamos entregando para nossos filhos um país pior do que recebemos dos nossos pais. Ele praticamente não cresceu o que nos leva ao cenário atual de mais de 13 milhões de desempregados. É necessário fazer algo, estão todos preocupados com superficialidades e ninguém discute as prioridades”, declarou ele.

Apresentado pelo Governo Federal em fevereiro deste ano, a Reforma da Previdência foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e agora encontra-se em discussão em uma comissão especial da Câmara de Deputados por tratar-se de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que já teve mais de 300 emendas apresentadas. A expectativa do Deputado é de que a reforma seja votada na primeira quinzena de julho, antes do recesso parlamentar. Segundo ele, um dos principais problemas da previdência foi a aposentadoria rural, que sempre foi tratada pelos Governos como uma política social, mas pagando com o dinheiro da previdência.

Chiodini disse ser defensor do modelo de capitalização, pois assim a contribuição previdenciária que é descontada do salário bruto vai para uma conta individual do trabalhador e será usada para bancar a aposentadoria no futuro e haverá um fundo solidário que garantirá um piso básico, de um salário mínimo. Segundo o Deputado, Santa Catarina será o estado que mais vai entregar votos a favor da previdência. “Nós temos o dever de usar a nosso favor, para trazer obras estruturantes para o Estado. Temos que exigir que Santa Catarina deixe de ser o 6º estado que mais arrecada impostos e o 24º na hora de receber os recursos”.

Com relação a reforma tributária, Chiodini informou que já existe um projeto que prevê a simplificação e deve ser a próxima reforma a ser realizada. Segundo ele, é um pré requisito para um país que quer crescer.