NotíciasCorpo de Bombeiros esclarecem dúvidas de empresários

04/07/2014 - 13:35 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Na noite desta segunda feira, 30/06, os diretores da ACIL receberam representantes do Corpo de Bombeiros para esclarecer algumas dúvidas dos empresários referente a fiscalização realizada por este órgão. Estavam presentes o chefe do Setor de Atividades Técnicas, 2º Ten. Jihorgenes Luciano Borges, o chefe do Setor de Logística e Finanças, 2º Ten. Ivonilson Varela Duarte e os aspirantes Wagner Moraes e Dario Aguiar Vieira.

O presidente da ACIL, Luiz Spuldaro, explicou que uma das questões levantadas pelos empresários é a demora na aprovação dos projetos, pois sempre que é necessário fazer uma adequação e o projeto retorna para aprovação é analisado por um profissional diferente que pede novas adequações, pois as instruções normativas podem ser interpretadas de diversas maneiras.

Segundo o Tenente Borges nem sempre é possível que o mesmo técnico analise o projeto por falta de pessoal no setor, são 6 profissionais para atender 14 municípios e explicou que sempre procuram ajudar solicitando o que está faltando antes de indeferir o projeto, mas nem sempre são atendidos e precisam passar para frente. Borges alertou que foram aprovadas novas normas e a partir do dia 07 de julho irão iniciar as fiscalizações e sugeriu que quem estiver construindo procure o Corpo de Bombeiros para informa-los, assim poderão evitar autuações.

Além dos projetos e alvarás, outro assunto levantado foi o que muda com o poder de polícia concedido aos bombeiros. Borges esclareceu que antes da aprovação desta lei os bombeiros só podiam dar advertências com prazo para regularização e muitos empresários não cumpriam a determinação, agora com o poder de polícia os bombeiros podem multar ou até interditar os estabelecimentos flagrados em situação irregular que tragam risco às pessoas e ao patrimônio. “Para quem trabalha de forma adequada, tudo vai correr normalmente”, concluiu.

Ao final da reunião, a diretoria da ACIL sugeriu fazer uma reunião entre os analistas do Corpo de Bombeiro e os projetistas, engenheiros, contadores e empresários para esclarecer as dúvidas referentes a este órgão. O Ten. Borges concordou e afirmou que irá providenciar esta reunião.


Galeria de imagens