NotíciasAções do poder executivo em 2018 são apresentadas aos empresários da ACIL

13/03/2019 - 16:17 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Na primeira reunião da diretoria da Associação Empresarial de Lages realizada em 2019, os empresários receberam o prefeito Antonio Ceron para uma prestação de contas das ações do executivo no ano de 2018. Também estavam presentes os secretários municipais da Administração e Fazenda, Antonio Arruda; de Planejamento e Obras, Claiton Bortoluzzi; da Semasa, Jurandi Agustini; de Políticas para Mulher e Assuntos Comunitários, Marli Nacif; da Saúde, Odila Waldrich; da Agricultura e Pesca, Osvaldo Uncini; da Educação, Ivana Michaltchuk; o Procurador do Município, Agnelo Miranda; os superintendes da Fundação Cultural, Gilberto Ronconi; e da Fundação de Esportes, Nilson Cruz; e o diretor do Procon, Julio Borba.

O Prefeito Ceron comentou que apesar das dificuldades enfrentadas pela administração municipal para realizar algumas obras necessárias para o município devido à falta de recursos, há alguns reconhecimentos a serem comemorados, como a aprovação com antecedência das contas públicas de 2017 pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE); Lages ser considerada referência no país em transparência das contas públicas pela Controladoria Geral da União (CGU); Lages estar entre as cem cidades mais propícias do país para investimentos tendo como referência o desenvolvimento econômico, segundo a Revista Exame.

Sobre as obras que estão em andamento, Ceron deu destaque a reforma do Mercado Público, que deverá estar pronta em julho de 2019 e a revitalização do Centro. Segundo ele, as obras da Praça João Costa deverão estar totalmente prontas até o final dezembro. “Devido as obras, o Recanto do Pinhão será realizado na Praça do Terminal, mas para o Natal já estarão concluídas”, afirmou ele. Com relação ao Complexo Araucária e a Avenida Ponte Grande, ele informou que os contratos com a Caixa Econômica Federal tem vigência até dezembro e caso as obras não fiquem prontas, a Prefeitura corre o risco de ter que devolver todo o valor recebido para realiza-las. Com a conclusão destas obras, Lages terá 75% de tratamento de esgoto.

Outro assunto abordado pelo Prefeito, diz respeito a retirada dos pinheiros próximo ao Aeroporto. Ele explicou tentou-se negociar com os proprietários do reflorestamento, porém sem sucesso. Desta forma coube a Defesa Civil realizar o corte de cerca de 65 pinheiros e, assim, evitar o cancelamento dos voos em Lages conforme determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Quanto a Estação Meteorológica, que o Prefeito se comprometeu em reunião da ACIL a adquirir utilizando parte dos recursos devolvidos pela Câmara Municipal de Lages, Ceron ressaltou que está em fase final de licitação.