NotíciasNúcleo de Contadores fortalece parceria com entidades contábeis

08/02/2019 - 09:16 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Os membros do Núcleo de Contadores (Nucont) da Associação Empresarial de Lages receberam na manhã da última sexta feira, 1º/02, o diretor regional do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Santa Catarina (Sescon/SC), Rodrigo Muniz Ribeiro, o presidente do Sindicato dos Contabilistas da Serra Catarinense (Sindicont Serra), Julio Machado, e o conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC), Guilherme Corbellini.

O coordenador do Nucont, Aldo Esmério, explicou que o principal objetivo desta reunião é identificar quais são as lutas individuais de cada entidade, bem como fortalecer a parceria existente desde a criação do núcleo em 2017. Para os representantes das entidades é muito importante esta parceria para o fortalecimento da classe contábil.

O presidente do Sindicont contou que a novidade para 2019 é um convênio com a Uniplac, através do qual funcionários de escritórios filiados ao sindicato e seus dependentes recebem 30% de desconto ao ingressar no curso de Ciências Contábeis. Já o Sescon/SC, segundo Ribeiro, está focado em realizar ações voltadas a valorização do empresário contábil.

Outro assunto abordado durante o encontro, e tem causado preocupação entre os contadores, diz respeito a fiscalização do exercício da profissão realizada pelo CRC/SC. A fiscalização tem ocorrido em diversos escritórios de contabilidade, onde estão sendo exigidos que todos os funcionários, inclusive um office boy, tenha inscrição no conselho ou estejam cursando técnico ou faculdade de contábeis.  O cumprimento destas exigências tem resultado em notificações para os escritórios de contabilidade, por outro lado, muitos funcionários não conseguem arcar com os custos da anuidade ou das mensalidades do curso.