NotíciasResultados da coordenadoria regional do Sebrae são apresentados na ACIL

05/12/2018 - 10:16 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Atendendo a um convite da diretoria da Associação Empresarial de Lages (ACIL), Altenir Agostini, coordenador regional do Sebrae, participou da reunião da entidade nesta segunda-feira, 03/12, para apresentar aos empresários os principais resultados e projetos desenvolvidos ao longo de 2018.

O coordenador regional relatou que o Sebrae desenvolve alguns projetos focados em desenvolver o empreendedorismo e apoiar os pequenos negócios da região, bem como, projetos visando o desenvolvimento econômico do município, como o Cidade Empreendedora. Segundo ele, o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que é uma das atividades realizadas dentro do Cidade Empreendedora, é uma das ações mais importantes que estão sendo realizadas em Lages. “Com foco na educação empreendedora, o JEPP é aplicado para alunos do 1º ao 9º ano das escolas municipais. Cerca de 3.500 alunos tiveram o empreendedorismo na sala de aula em 2018 e o resultado foi muito bom. O grande objetivo disto é repassar os conceitos de responsabilidade, de protagonismo, de qualidade, de comprometimento e mostrar a elas que devem ser protagonistas e não esperar que os outros façam por elas”, falou.

Outro dado repassado por Agostini é com relação aos atendimentos feitos pela regional. Em 2018 foram atendidas 6.386 empresas, sendo 3.890 Microempreendedores Individuais (MEIs), 2.028 Microemrpesas (ME) e 539 Empresas de Pequeno Porte (EPPs). Destas empresas, 895 receberam atendimentos com soluções de inovação.

Os demais projetos desenvolvidos pelo Sebrae na região foram: promoção da agroindústria e produção artesanal da Serra Catarinense; promoção dos pequenos negócios de Vitivinicultura da Serra Catarinense; desenvolvimento da bovinocultura de corte Catarinense; PROCOMPI Têxtil, paraimplementação de ferramentas que elevem os indicadores de produtividade, qualidade e competividade dos pequenos negócios; promover inovação, agregação de valor e aumento da produtividade, competitividade e sustentabilidade dos pequenos negócios da Aquicultura e Pesca de Santa Catarina.