Notícias1ª Noite do Jovem Empreendedor de Otacílio Costa reúne público de quatro cidades

27/09/2018 - 08:38 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Idealizada pelo Núcleo de Jovens Empreendedores de Otacílio Costa, a noite serviu para inspirar o público presente com duas palestras sobre empreendedorismo e também para apresentar os nucleados a comunidade otaciliense.

“Não existe idade para empreender, assim como não existe uma idade limite para se manter jovem. No entanto, se manter jovem e ser um empreendedor requer muita disposição”, foi com essa frase que a jornalista e voluntária Aline Daniele de Oliveira abriu a 1ª Noite do Jovem Empreendedor de Otacílio Costa, na segunda-feira (24/09).

O evento aconteceu no Centro Ambiental Anilto Xavier e reuniu cerca de 100 pessoas entre jovens empresários, estudantes, autoridades e convidados de Otacílio Costa, Palmeira, Lages e Correia Pinto.

As palestras ministradas pelos empresários lageanos Leonill Zanoelo, da empresa Zanoello Troféus e Medalhas e Anderson de Souza, da empresa J de Souza atraiu a atenção da plateia que interagiu com perguntas sobre as experiências e desafios de empreender.

O Núcleo de Jovens Empreendedores de Otacílio Costa

O núcleo de empreendedores está sendo instituído em Otacílio Costa sob a orientação e apoio da ACIL (Associação Empresarial de Lages) e da ACIL Jovem.  E tem como objetivo promover a formação e o desenvolvimento profissional de seus membros e sua integração no meio empresarial, fortalecer a troca de experiências, o associativismo e o empreendedorismo, realizar eventos de desenvolvimento educacional e cultural para seus membros e demais pessoas da sociedade e participar ativamente das decisões socioeconômicas e políticas suprapartidárias que envolvam a comunidade empresarial de Otacílio Costa.

Conheça quem faz parte da coordenação do NJEOTC

Cargo

Coordenadora

Aline Daniele Silva de Oliveira

4you Comunicação e Branding / Revista A Serrana

Vice-Coordenador

Gilberto Toné

Centro Automotivo Toné

1º Secretária

Bianca Ferrara de Lima

Mediadora privada e mediadora do sistema de mediação familiar na comarca de Otacílio costa

2º Secretária

Vânnia Luiza Borges Coelho

Buffalo’s Burger

Tesoureiro

Anildo Fogaça Junior

Contabilidade Xavier

Secretária de Projetos e Planejamento

Débora Schauffer

Papelaria e Bazar da Márcia

Secretário de Comunicação e Marketing

Amilton Ferreira de Lima Junior

Startup AJ 360°

Secretário de Capitação de recursos

André Philipe Neuber Ribeiro

Bal Rhara Importação e Waltrick Móveis

Secretário de Gestão de Pessoas

Lara Heloise Neuber de Souza.

JR Móveis e Planejados

Secretários de Integração

Janira Schulze e Marcos Vinícius Silva de Oliveira

Padaria e Confeitaria Doce Delícia

ACIL Jovem

A ACIL Jovem é um dos núcleos mais antigos em atividade na ACIL. É um núcleo multissetorial, composto por jovens empresários, filhos de empresários, profissionais autônomos, executivos, diretores e gerentes de empresas e estudantes.

Com potencial em diversas áreas, os núcleos vêm ganhando força dentro das associações empresariais. Ele integra, capacita, envolve os jovens empreendedores da cidade, estudantes e todos aqueles que se identificarem com a causa, “o núcleo une essas pessoas”, afirma Malek Dabbous, ex-Coordenador da ACIL Jovem e Vice-presidente Regional do CEJESC, representando a Serra Catarinense. “O núcleo gera debates de novas ideias, promove o desenvolvimento e reflete sobre inovações na cidade. Tem uma importante função de levar a educação empreendedora a escolas públicas; de desenvolver lideranças; de fomentar novos negócios; dá um suporte para aquele empreendedor ou aquele jovem, que às vezes, não sabe que caminho trilhar”, completa Malek.

CEJESC é o maior movimento do jovem empreendedor do Brasil

O estado com maior engajamento de jovens empreendedores é Santa Catarina, atualmente 72 cidades possuem núcleos de jovens empreendedores, engajando mais de 1.500 jovens.

O CEJESC (Conselho de Jovens Empreendedores de Santa Catarina) reúne os jovens uma vez por mês numa assembleia organizada: a AGO. De maneira itinerante, os eventos acontecem pelo estado. “O objetivo é organizar e compartilhar as boas práticas. Além de unir forças em prol da causa comum. Com essa força a gente poder lutar e defender aquilo que é importante para a nossa sociedade. Questões como simplificação fiscal, redução da carga tributária, incentivo para as novas empresas, fomentar a educação empreendedora, criar oportunidades, gerar negócios e muito mais”, explica Malek.

O movimento é organizado em regionais. Fazem parte da regional Serra Catarinense os núcleos de: Otacílio Costa, Lages (que tem 24 aos de existência), Correia Pinto, São Joaquim e Urubici.

Gestão de dentro para fora

Sadi Montemezzo, presidente da ACIL, acompanha o crescimento do associativismo em nossa região e defende que por meio dele pode ser melhorado os processos produtivo e administrativo das empresas e cobrar do setor público as demandas para o fortalecimento da região.

A atual gestão da ACIL, busca um desenvolvimento de dentro para fora, para fortalecer os associados, empresas e empresários. “Trabalhamos para fortalecer nossa região por meio do associativismo. Atualmente, contamos com as associações de São Joaquim, Urubici e Correia Pinto. Agora uma extensão da ACIL em Otacílio Costa para que, em breve, se torne uma associação forte e consolidada. Ainda mais por Otacílio Costa estar em um crescente cenário de desenvolvimento”, afirma Sadi.

(Redação Revista A Serrana / Fotos: Giovane Cubas / Revista A Serrana)