NotíciasSeminário do Empreendedor apresentou cases de jovens empreendedores de sucesso

18/09/2018 - 14:01 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Com o tema “Crie seu futuro, comece de onde você está!”, o 10º Seminário do Empreendedor e 13ª Edição de Casos de Empreendedores, promovido pelo Núcleo de Jovens Empreendedores (ACIL Jovem) da Associação Empresarial de Lages e Curso de Administração da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), aconteceu de 10 a 14 de setembro, no Centro de Ciências Jurídicas da instituição.

Durante cinco dias empreendedores locais e estaduais apresentaram seus cases, discutiram empreendedorismo e demonstraram ao público que vale a pena empreender. Na primeira noite (10/09), Ramon Brighenti apresentou a transformação do Mocaccino Café, uma tradicional cafeteria de São Joaquim e que está no mercado há 49 anos, em um ambiente moderno e aconchegante e a criação do Moca Grill, um charmoso restaurante temático. Ele contou como conseguiu agregar valor à sua marca, otimizando o espaço, caprichando no ambiente, tornando o cardápio atrativo e trazendo a excelência no atendimento.

Na terça feira (11/09), foi a vez de Anderson de Souza contar como foi o desafio de assumir o controle da J de Souza, empresa líder no fornecimento de garras traçadoras no Brasil e na América do Sul. A empresa que foi fundada por seu pai, João de Souza, está consolidada no mercado interno e exporta para países como Argentina, Uruguai e África do Sul. Ele também falou sobre o período em que coordenou a ACIL Jovem, a sua participação na diretoria da ACIL e sua atuação como diretor de Aeroportos da entidade.

A terceira noite (12/09) trouxe o case do Grupo Copobrás, apresentado por Kim Schlickmann, neto de Aloísio Schlickmann, fundador da empresa. Um dos pontos que mais chamou a atenção é o sistema de regras estabelecidas para a entrada dos herdeiros no Grupo, que devem obrigatoriamente passar por estágio, programa de trainee, graduação em instituição de ensinos reconhecidas, pós graduação, ter experiência de 2 anos fora do Grupo Copobrás e avaliação de desempenho e competências.

O diretor da Echosis Sistemas, Leonardo Guzatti, foi o convidado da quinta feira (13/09). Ele falou sobre os desafios para transformar seu negócio em um sistema de franquias. Atualmente a empresa conta com 35 unidades, sendo uma delas em Miami (EUA). Destacou que a principal proposta da empresa é gerar valor aos seus clientes, com foco no marketing digital, bem como, no cliente e no franqueado.

Na última noite do seminário (14/09), Ricardo Oribka contou sua trajetória profissional na TranspoTech Equipamentos, onde iniciou quando a empresa tinha apenas 2 funcionários e estava passando por um período de crise financeira muito grande. Com sua visão empreendedora, Ricardo reergueu a empresa, que hoje possui mais de 200 colaboradores.