NotíciasFacisc entrega demandas da Serra Catarinense a candidatos

14/09/2018 - 14:14 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Evento reuniu candidatos e líderes empresariais na Acil em Lages

A Facisc entregou a cerca de 15 candidatos a deputado federal e estadual o documento Voz Única, que possui 44 páginas, e traz um resumo das opiniões de 80 mil empresários filiados às entidades que fazem parte da federação. O evento aconteceu na sede da Associação Empresarial de Lages (Acil) nesta sexta-feira, 14/9, e contou com a presença de empresários das associações empresariais de toda a região.

O presidente da Federação, Jonny Zulauf ressaltou a pergunta que a cartilha responde: O que SC precisa?. “Levantamos junto as nossas associações empresariais e cerca de 80 mil empresários as principais necessidades catarinenses voltadas ao desenvolvimento sustentável, e entrega aos candidatos para que possamos juntos sim fazer um estado melhor para se viver”.

Já o presidente da Acil, Sadi Montemezzo, falou sobre a importância da participação dos candidatos no evento para conhecer as demandas das associações empresariais e para fortalecer a região.

O vice-presidente regional para a Serra Catarinense, Antonio Carlos Floriani, apresentou as demandas da Serra.

A presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária, Janelise Royer dos Santos, destacou a disparidade salarial em Santa Catarina. Ela pediu que seja feita através de projeto de Lei a igualdade entre salários e a inclusão do empreendedorismo na grade curricular das escolas catarinenses.

O vice-presidente Regional do Cejesc, Malek Dabbous, apresentou as demandas dos jovens empreendedores. O Conselho do Jovem empreendedor de SC pede a simplificação para a abertura de empresas e a criação de lei que isente as MPEs de impostos nos dois primeiros anos, o estímulo ao empreendedorismo através de incubadoras e o desenvolvimento de um programa de capacitação e educação empreendedora.

Prioridades da Serra Catarinense

As associações empresariais de Lages, São Joaquim, Urubici e Correia Pinto apresentaram 18 pleitos da região. A infraestrutura continua sendo o carro-chefe, com 72,22% das solicitações.

As associações destacaram entre os itens, cinco prioridades:

1. Concluir o Aeroporto Regional do Planalto Serrano em Correia Pinto.
  2. Realizar manutenção na BR 282.
  3. Recuperar a Ponte das Goiabeiras na rodovia Caminhos da Neve.
  4. Pavimentar a Rodovia SC 370 no trecho entre Rio Rufino e Urubici.
  5. Implementar Unidade da Centrais de Abastecimento do Estado de SC S/A – CEASA/SC Lages.

Conheça o documento completo com as demandas da Serra Catarinense em: https://www.vozunica.org.br/serra

Documento Voz Única

A Facisc apurou 702 demandas dos empresários, nos setores de infraestrutura, gestão pública, questões tributárias, segurança, educação, saúde, entre outros. “O documento apresenta os pleitos em cada área, e quais setores são mais preocupantes na visão dos empresários”, destaca Zulauf. A infraestrutura é um dos maiores destaques. Foram 331 pedidos feitos de melhorias na área, com foco nas rodovias que cruzam Santa Catarina. “Precisamos mais atenção de cada um dos eleitos a esses pontos apresentados”.

O segundo maior destaque é a gestão pública. Ao todo, foram apontadas 95 demandas nesse setor, com foco principalmente em políticas públicas e gestão da máquina do governo. No terceiro e no quarto lugar aparecem questões tributárias e a segurança pública, respectivamente. Sobre os tributos, destaca-se a necessidade de foco na estrutura tributária e na distribuição de recursos federais para o Estado.