NotíciasJurandi Agustini apresenta na ACIL um balanço das atividades da Semasa

29/08/2018 - 14:21 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

A reunião da diretoria da Associação Empresarial de Lages (ACIL) desta segunda feira, 27/08, teve a participação do secretário Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), Jurandi Agustini, que apresentou aos empresários um balanço das atividades da secretaria desde o início desta Gestão Municipal, em 2017. Ele estava acompanhado do engenheiro de operações, Rafael Spindler e da engenheira Helena Strapassão.

Uma das obras mais esperadas da Semasa é o Complexo Araucária que irá contemplar 38.250m de redes coletoras de esgoto, atendendo os Bairros Promorar, Santo Antônio, São Luiz, Centenário, Santa Catarina, Santa Clara, Novo Milênio e Araucária. O secretário informou que parte do Complexo Araucária já está em funcionamento, “a princípio quatro bairros estão sendo atendidos (Santo Antônio, São Luiz, Santa Clara, Novo Milênio), mas em breve todos os eles estarão sendo atendidos, inclusive o Bela Vista será interligado ali. Acredito que em 30 dias deva estar tudo funcionando”. A Unidade de Tratamento do Araucária possui a mesma tecnologia da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Caça e Tiro e foi dimensionada para uma vazão média de 64 L/s e uma vazão máxima de 106,9 L/s.

Sobre o Complexo Ponte Grande, Agustini informou que as obras estão em andamento e contemplam redes de esgoto em toda sua extensão e bairros adjacentes para condução do esgoto até o novo Módulo da Estação de Tratamento Caça e Tiro. Segundo ele, “quando o Complexo Ponte Grande estiver pronto podemos chegar a 80% de rede de esgoto para tratamento. Este será um grande benefício para a cidade, para a população e o meio ambiente”.

Desde o início desta gestão a rede de água foi ampliada em 10.119 metros; foram instalados reservatórios nas localidades de Macacos e Pedreira; instaladas caixas d’água nos bairros Guadalajara, Gralha Azul, Vista Alegre, Novo Milênio e Santa Helena; foi realizada a reforma da ETE Lourival Bet, que é responsável pelo tratamento de 134 residências e uma população de 536 habitantes; limpeza do leito de secagem da ETE caça e Tiro; limpeza dos filtros da estação de Tratamento de Água; reforma do chafariz da Praça dos Bandeirantes.

Devem ser realizados até 2020 a revitalização das redes de água e esgoto do Centro; a implantação de reservatórios de aço vitrificado; o projeto de atualização e ampliação da ETA; a troca de redes de água e esgoto na Rua Sete de Setembro e Cirilo Vieira Ramos; estudos de viabilidade para tratamento de esgoto dos Bairros Santa Mônica, Caroba, Cidade Alta e Vista Alegre; implantação de redes de esgoto nos Bairros São Paulo e São Francisco, em parceria com empresários; e implantação de redes de esgoto na Vila Comboni.

 


Galeria de imagens