NotíciasJovens empresários da ACIL reúnem diversas lideranças em prol do desenvolvimento econômico de Lages

01/08/2018 - 16:09 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

A falta de continuidade de um plano de desenvolvimento socioeconômico em prol de Lages foi o principal incentivo para que os membros do Núcleo de Jovens Empreendedores (ACIL Jovem) da Associação Empresarial de Lages idealizassem o Fórum de Desenvolvimento Econômico, que aconteceu nesta terça feira, 31 de julho, no Centro Serra. O principal objetivo do evento é reunir lideranças para discutir e contribuir com o desenvolvimento econômico municipal. O resultado do debate será transformado em documento chamado Pacto pelo Desenvolvimento Econômico.

Com mediação do empresário Athos Branco, o evento iniciou com uma palestra de Marcio Manoel da Silveira, diretor de tecnologia da informação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, que compartilhou seus conhecimentos sobre Cingapura e desenvolvimento de cidades inovadoras e deu dicas sobre planejamento das cidades. Segundo ele, o papel da cidade é ser um bom lugar para as pessoas morar, trabalhar, estudar, se divertir. Para isso é necessário gerar riqueza, o que gera emprego e renda e assim as pessoas poderão usufruir bem da cidade. “Para entender o papel da cidade temos que entender o papel do poder público, que é ser indutor. Para a cidade precisa ser competitiva o poder público tem que ser eficaz”, destacou.

No primeiro painel, Carlos Eduardo de Liz e Marcio Manoel da Silveira falaram sobre como garantir o sucesso na implementação de um plano de desenvolvimento econômico para a assertividade deste plano. Eles foram unanimes em destacar que deve-se pensar globalmente mas ação é local. Carlos Eduardo enfatizou a necessidade de desconstruir modelos para que o planejamento tenha sucesso, além de haver um equilíbrio entre o desenvolvimento social, ambiental, econômico e ecológico. “Nosso desafio será pensar localmente em como devemos explorar e desenvolver economicamente nossa região”, comentou ele.

Já o segundo painel, com os professores João Argon Preto e José Augusto Fornari Sousa, trouxe uma visão sobre os principais eventos que proporcionaram o desenvolvimento até os dias atuais e como essa base pode nos alavancar para o futuro. João Preto citou que o desenvolvimento da região iniciou com a criação de gados e passando pelo período de exploração da madeira. Segundo ele, desde a época da madeira até os anos 2000 a cidade paralisou seu desenvolvimento, o que fez com que muitos cidadãos mudassem para outras cidades em busca de novas oportunidades. Já Fornari destacou a importância das universidades para trazer estudantes de diversas cidades para Lages e ajudar a promover o desenvolvimento nos diversos segmentos da economia.

Para finalizar o evento, ocorreu o debate onde foram respondidas perguntas como o que é desenvolvimento econômico e qual o legado deixado pelo Plano de Desenvolvimento Tecnológico Econômico Regional (PDTER) e Lages do Amanhã. 

Para o coordenador da ACIL Jovem, Thiago Mazuhy Andrade, o evento atingiu o objetivo proposto. “O Fórum teve bastante representatividade, unindo no mesmo ambiente e dando oportunidade para diversas entidades importantes de Lages e região, se inspirarem e discutirem sobre desenvolvimento econômico. Isto era um dos nossos objetivos e acredito que conseguimos alcançar”, declarou ele.

Com base no que foi discutido no Fórum de Desenvolvimento Econômico foi formatado o documento que deverá nortear os próximos passos em busca do tão sonhado desenvolvimento econômico de Lages. O Pacto pelo Desenvolvimento Econômico será divulgado posteriormente.

 (Fotos: Fomtography)


Galeria de imagens