NotíciasACIL recebe gestor da Rede Aliança de Supermercados

21/05/2014 - 10:23 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

No último dia 15/05, o Núcleo de Mercado da ACIL recebeu o gestor da Rede Aliança de Supermercados, Sr. Carlos Noschang. O visitante contou o caso de sucesso da Rede Aliança, com sede em Chapecó, que tem como objetivo incentivar e dinamizar o setor supermercadista do Oeste Catarinense.

A partir de dezembro de 1999, seis empresários do Oeste Catarinense, reuniram-se com o objetivo de formar um grupo de compras, denominado em um primeiro momento Grupo Aliança e, mais tarde, de Rede Aliança de Supermercados. Trata-se de uma Central de Compras que negocia com fornecedores por meio de um único CNPJ e tem como objetivo reduzir custos, realizar e agilizar o fornecimento de produtos para seus associados.

A Rede é formada por 48 pequenas e médias empresas do setor supermercadista que estão localizadas em 35 cidades do oeste catarinense. Elas possuem um arranjo organizacional onde permanecem independentes, mesmo trabalhando em atividades conjuntas, através de inter-relações, que são coordenadas pelas próprias empresas associadas.

Outra característica importante é a forma como as decisões estratégicas da rede são deliberadas. Isso ocorre através de um comitê escolhido por todos os sócios observando critérios como capacidade de negociação, vínculo com fornecedores e perfil atuante. As questões são resolvidas por meio da aplicação do estatuto interno, em reuniões que ocorrem semanalmente.

A Rede Aliança ainda oferece aos seus associados uma variedade de produtos com marca própria, que têm como vantagens o fortalecimento da marca, custos reduzidos e a conquista da fidelidade do consumidor. O associado dispõe de um consultor de Marketing, que orienta de forma estratégica as ações da Rede visando melhores resultados. Os materiais impressos, como encartes são a principal forma de comunicação com o cliente.

Noschang incentivou, ainda, a união dos empresários lageanos em torno de um núcleo na ACIL. Segundo ele, a importância está na troca de informações, somatório de forças, além de melhores compras. “Quem faz parte de um sistema como esse deve enxergar o vizinho não mais como concorrente, pois as ofertas são iguais, o que os diferencia é a prestação de serviços. Para funcionar, a rede deve passar confiança, segurança e franqueza”, afirma Carlos Noschang.