NotíciasNUCONT recebe esclarecimentos sobre o projeto JUCESC Digital

23/10/2017 - 11:42 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

O Núcleo de Contadores da ACIL recebeu no dia 18 de outubro, Marileide Andrade, responsável pelo escritório regional da Junta Comercial em Lages, que repassou algumas informações sobre o projeto JUCESC Digital, que visa simplificar a abertura de empresas e outros serviços de atos empresariais, por meio da internet. Para esse serviço é necessário que as empresas tenham certificado digital.

Segundo Marileide, os principais benefícios gerados pela utilização e implantação do processo digital são: o usuário não precisa se dirigir até a JUCESC; o protocolo é realizado automaticamente através da internet; a distribuição de processos é feita automaticamente; o armazenamento dos processos em formato digital reduz o custo da guarda de processos físicos; e a compactação de etapas processuais, além de o envio dos documentos ser mais fácil e rápido.

O projeto faz parte da Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), que já está sendo utilizada em outros estados. Em Santa Catarina, apenas as cidades de Florianópolis e Jaraguá do Sul já utilizam o JUCESC Digital. Ainda não há data prevista para implantação do projeto em Lages.