NotíciasLinhas de crédito para micro e pequenas empresas foram apresentadas na ACIL

27/09/2017 - 16:27 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Cerca de 80 pessoas participaram da palestra “Linhas de crédito para Micro e Pequenas Empresas: como o BNDES pode apoiar sua empresa”, promovida pela Associação Empresarial de Lages (ACIL), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no dia 26/09, às 19 horas, na Associação Empresarial.

Os técnicos do BNDES, Pablo Barrio Arconada e Marco Antonio Silvestre Leite, explicaram que as linhas de crédito do BNDES estão disponíveis para pessoas jurídicas e, apenas em alguns casos específicos, para pessoa física, como caminhoneiros e produtores rurais, por exemplo. Para solicitar a linha de crédito o empreendedor deve procurar um agente financeiro credenciado e apresentar a documentação necessária.

As linhas de crédito disponíveis são: o cartão BNDES, que visa a financiar os investimentos (materiais de construção, móveis, computador); o BNDES Automático, que financia projetos de investimento, tais como:  implantação, ampliação, recuperação e modernização da empresa; BNDES Finame, um financiamento de longo prazo para aquisição e produção de máquinas e equipamentos novos; BNDES Giro, um crédito com juros baixos e prazo diferenciado; e BNDES Fundo Garantidor de Investimentos (FGI), que facilita o acesso ao crédito e diminui o risco de crédito das instituições financeiras.

Os técnicos também apresentaram o Canal do Desenvolvedor MPME, uma plataforma simplificada e interativa, onde empresas com faturamento anual de até R$ 300 milhões podem manifestar o interesse por crédito e obter melhores condições de negociação com os bancos.

O BNDES dispõe de um Guia do Financiamento, que fornece informações detalhadas sobre as linhas de crédito e como acessá-las, para ter acesso ao guia basta acessar o site www.bndes.gov.br.