NotíciasPrimeira noite do Seminário do Empreendedor trouxe música e tecnologia para o público

13/09/2017 - 10:44 - ACIL

Cerca de 200 pessoas participaram da abertura da 9ª edição do Seminário do Empreendedor e da 12ª edição de Casos de Empreendedores, que aconteceu na noite desta segunda feira, 11/09, na Uniplac. O evento que é realizado pela ACIL Jovem em parceria com o curso de Administração da Uniplac, contou com a presença de diversas lideranças, entre elas o presidente da Associação Empresarial de Lages (ACIL), Sadi Montemezzo, o delegado do Conselho Regional de Administração (CRA/SC), João Cesar Pellin e o reitor da Uniplac, Luiz Pfleger.

Com o tema Empreender transforma, é hora de ação, a edição deste ano conta com a participação de 13 empreendedores locais e estaduais, e os primeiros a compartilhar suas experiências foram os integrantes da banda lageana Malbec Trio: Rodrigo Stanck, Abe Salmoria e Juliano Machado.

Como viver da música? É a pergunta feita por todos os apaixonados por música e instrumentos, mas poucos são os que vão em busca de uma resposta. “O mercado está acelerado, então a inovação e a reinvenção tem que ser constante”, enfatizou Machado ao contar que há 12 anos decidiu fazer uma pesquisa de mercado e descobriu que o diferencial seria montar uma escola de música com aulas de diversos instrumentos, foi quando fundou a Oficina da Música.

Um tempo depois criou a banda Brazil Hi-Fi, foi quando percebeu que teria que administrar os projetos como uma empresa. “Tudo começou com uma brincadeira entre amigos e após alguns anos a brincadeira ficou séria. Percebemos que era hora de estruturar a brincadeira e então conseguir 'ganhar dinheiro' com essa brincadeira”, ressaltou Stanck. Um canal de divulgação bastante utilizado pela Malbec Trio é a internet, através de ferramentas gratuitas como youtube e facebook que tem um alcance muito grande se bem trabalhado.

O segundo case da noite ficou por conta de Gélio Junior que, em 2013, junto com um grupo de amigos, montou uma startup que já faturou 1 milhão de reais. O produto criado por eles é o Simples dental, um software voltado para área de odontologia, onde os profissionais podem marcar consultas, controlar finanças, enviar lembretes de consulta via SMS aos pacientes, entre outras coisas. Foi a partir 2014, quando fecharam parceria com a distribuidora Dental Cremer, que a empresa cresceu drasticamente. Segundo ele, “o foco agora é ser a maior da América Latina”.

O evento acontece até o dia 15 de setembro, no auditório da CCJ, na Uniplac, com início às 19h15min. Hoje é a vez de  Thomás Simon, CTO da startup Meu Plano e Henrique Otte, Professor na Estácio e investidor em diversas Startups, apresentarem seus cases. Dia 13, oterá um painel sobre captação de recursos para empreender, com mediação de Altenir Agostini e os painelistas Marcelo Cazado, da ACATE; Guilherme Letti, da FIESC; Gil Pletsch, do Escritório de Projetos Órion Parque; Tobias Pinto, da Mais Soluções Inteligentes;no dia 14, será a vez de Kako Martins, Diretor geral da BAND-FM e Janelise Royer dos Santos, presidente do CEME, falarem sobre “Como se reinventar”, e finalizando o evento, no dia 15, a consultora do Sebrae, Neusa Balestrin abordará “A importância  de definir uma missão de vida”.