NotíciasSucessão empresarial foi tema de palestra na ACIL

26/07/2017 - 11:54 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Cerca de 100 pessoas assistiram a palestra “Identificando a vocação e construindo a legitimidade de um sucessor”, realizada na segunda feira, 24/07, no auditório da Associação Empresarial de Lages (ACIL). Uma parceria da Associação com a Fundação Dom Cabral (FDC) e apoio do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA-SC).

O processo de sucessão é um grande desafio para as empresas, um processo que deve ser planejado e realizado com cautela. Nem sempre o herdeiro quer assumir a direção da empresa, o que faz da sucessão um momento muito difícil para a empresa familiar.  O professor e palestrante, Dalton Sardenberg, alertou que é preciso estar atento aos herdeiros e não depositar todas as expectativas sobre eles. “É preciso entender que nem todos os herdeiros serão sucessores e saber identificar sua vocação”, frisou ele.

Sardenberg também destacou que é preciso entender essa geração que tem boas ideias que podem contribuir para a melhoria da gestão.  E enumerou algumas qualificações para ser um bom sucessor: o herdeiro deve ter uma educação formal de qualidade, trabalhar fora antes de juntar-se à empresa familiar, ter uma educação contínua em gestão e ter um mentor além dos próprios pais.