NotíciasCEME é o único conselho contemplado no Empreender Competitivo

17/12/2014 - 09:44 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Um dos grandes objetivos dos conselhos de núcleos é o fortalecimento dos grupos regionais. Os Conselhos tem como proposito auxiliar os Núcleos no desenvolvimento de suas ações e manter ativo o crescimento do associativismo em todo o estado. O Conselho Estadual da Mulher Empresária – CEME reúne hoje 46 Núcleos da Mulher Empresária que movimentam cerca de 700 empresas.

Focadas na capacitação, geração de negócios e expansão da atuação da mulher no mercado de trabalho, recebem o auxílio do Programa Empreender para a fomentação desta estratégia. Com um planejamento coeso e a demonstração de ações que promovam o fortalecimento da mulher empresária no estado o CEME foi o único conselho a conquistar a aprovação de um projeto dentro do Empreender Competitivo - edição 2013/2015.

O projeto prevê um valor de R$ 133.000,00, onde 73mil são de recursos oriundos do Sebrae Nacional/CACB e 60 mil de contrapartida das próprias empresárias beneficiárias.

O projeto do CEME prevê ações em áreas distintas. Entre as principais delas estão Programa de Desenvolvimento de Lideranças; Fortalecimento da Rede CEME de Informação; Encontro da Mulher Empresária e o Desenvolvimento de Alianças Estratégicas.  A execução destas ações irá beneficiar direta e indiretamente cerca de 300 das 600 empresas ligadas a núcleos de mulheres em todo o estado.

De acordo com a presidente do CEME, Maria Aparecida Passos com o projeto o Conselho conseguiu ter uma apoio financeiro que permite a realização de ações que antes não seriam possíveis. “Através deste projeto conseguimos fortalecimento das empresárias lideres por meio de capacitações empresariais.”

Ela ainda destaca que através do Empreender Competitivo houve uma maior aproximação dos núcleos e o Conselho já que várias ações conjuntas estão sendo oportunizadas.

As ações projetadas tem como objetivo a promoção, estímulo e valorização dos trabalhos desenvolvidos pelos núcleos. Com esta promoção espera-se estimular as competências de cooperação e liderança, assim como o fortalecimento das atividades empreendedoras e da representatividade do Conselho Estadual e núcleos de mulheres empresárias do Estado.

Sobre o programa

O Empreender Competitivo é um projeto desenvolvido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e Sebrae Nacional. É executado em Santa Catarina pelo Sistema FACISC (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, associações empresariais e núcleos participantes).

O Edital faz parte do Programa Empreender que visa o fortalecimento do setor empresarial através do associativismo e do empreendedorismo, organizando micro e pequenas empresas em núcleos.

Nesta última edição dos 96 projetos aprovados nacionalmente, 43 são de Santa Catarina. Este resultado está ligado ao histórico de mais de 22 anos do Programa Empreender no estado com 400 núcleos e mais de 6.000 empresários participantes.