NotíciasEm Lages, na média, três pessoas por dia são presas por dirigirem alcoolizadas

11/12/2014 - 09:13 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Esta semana o Policial Rodoviário, César Gomes, esteve na reunião da Diretoria da ACIL para falar dos acidentes de trânsito na região. Além de tirar dúvidas sobre algumas leis, ele traçou um panorama sobre a triste realidade brasileira, que coloca o país em primeiro lugar no mundo em mortes no trânsito.

Os jovens estão entre as principais vítimas de acidentes no trânsito. Segundo Gomes, 98% dos acidentes são causadas por falha humana. O primeiro fator é o uso de celular ao volante. Segundo ele, ler mensagem de texto com carro a 60Km/h equivale a percorrer 76 metros às cegas (quase um campo de futebol).

O segundo fator citado é dirigir alcoolizados, em 21% dos acidentes, pelo menos um dos condutores havia bebido.  “Em média, no município de Lages, são presas três pessoas por dia por dirigirem bêbadas”, destaca Gomes.  Em terceiro e quarto lugar, nas causas de acidente de trânsito, estão o fato de dirigir colado na traseira de outros carros e o excesso de velocidade.

Entre outros alertas importantes que devem ser observados para evitar tragédias no volante, ele ressaltou obrigar que pessoas no banco de trás também usem o cinto para evitar que não se machuquem e firam quem esta na frente na hora da batida. Malas, caixas, objetos que estejam no banco de trás também devem estar com cinto de segurança para evitar maiores acidentes. A uma velocidade de 60Km/h um passageiro que viaja no banco de trás sem cinto é arremessado com peso equivalente a mil Kg esmagando quem esta na frente, alerta o policial.

O policial também destacou as mudanças no código de trânsito que já estão em vigor, como o valor nas multas. Nas disputas de rachas, as multas que eram de 574 agora passam para 1.915 reais. A ultrapassagem forçada passou de 191 para 1.915 reais. Já a ultrapassagem pelo acostamento subiu de 127 para 957 reais e a ultrapassagem pela contramão foi de 191 para 957 reais.


Galeria de imagens