NotíciasEngenheiro da J de Souza conversou com diretores da ACIL sobre a empresa lageana especializada em equipamentos florestais

17/09/2014 - 16:18 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

A reunião desta semana da diretoria da ACIL, presidida por Juliano Chiodelli, contou com a presença do Engenheiro Anderson de Souza que falou um pouco sobre a empresa J de Souza – Equipamentos Florestais. Ela foi criada em 1979 por João de Souza, em Lages, como prestadora de serviços de torno e solda para o setor de transportes, serraria e hoje já está presente em 19 estados brasileiros e em alguns países da América do Sul. 

Com uma tecnologia genuinamente lageana, a J de Souza é líder de mercado em garras de traçadoras e garras de movimentação pesada de madeira.  Uma garra traçadora produzida pela empresa, por exemplo, pode trabalhar mais de 15 mil horas no traçamento de toras e custa de 45 até 82 mil reais. Além de produtos para colheita florestal, a empresa também produz equipamentos direcionadas a silvicultura, praças de carvoejamento e movimentação de resíduos florestais.

Hoje são 48 funcionários, entre engenheiros, técnicos da área metal-mecânica e outras funções, totalizando uma média salarial de 2,3 mil reais por mês. O crescimento médio é de 50% ao ano e a empresa é certificada pela norma ISO 9001. A J de Souza possui como principais concorrentes uma empresa canadense e outra sueca e uma cartela de clientes como a ADM World (segundo maior fabricante de óleo de soja do mundo), Aperan Bioenergia (maior fabricante de aço inox do mundo), Acellor Mittal, Br Foods, Eldorado, Eucatex, Fibria, Florestal Gateados, Klabin, entre outras. 

A reunião da diretoria da ACIL ocorre todas as segundas-feiras e sempre conta com a participação de algum empresário da cidade para explanar sobre como está a atuação da empresa. A Associação, por sua vez, contribui com a comunidade local disseminando estas informações a fim de por os cidadãos a par do que está acontecendo no meio empresarial.


Galeria de imagens