NotíciasServiços de água e saneamento de Lages estiveram em pauta na ACIL

26/08/2021 - 14:06 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Na última segunda-feira, 23 de agosto, os empresários da Associação Empresarial de Lages receberam o secretário Municipal de Águas e Saneamento, Jurandi Agustini, que atualizou os diretores sobre os projetos desenvolvidos pela Semasa.

De acordo com o secretário, Lages conta com 154 km de rede de esgoto e 782 km de rede de água. Para se chegar em um número ideal par atender a população deve ser investido mais na rede de esgoto. A Lei do Saneamento Básico prevê que até 2033 seja assegurado o atendimento de 99% da população com água potável e de 90% da população com coleta e tratamento de esgoto. Para auxiliar neste propósito foi reformulado o Plano Municipal de Saneamento Básico para atender as políticas de saneamento básico do município e transformador social, por meio da universalização dos serviços públicos de saneamento.

Sobre as obras do Complexo Ponte Grande, que ainda está em execução, está em fase de conclusão do terceiro módulo e, posteriormente, iniciará o quarto e último módulo. Sobre a conclusão desta obra, Agustini informou a demora se deve ao atraso para fazer a medição para que a Caixa possa efetuar o pagamento.

Outro assunto abordado pelo secretário diz respeito ao projeto para doação de caixas de água para famílias com baixa renda. Já foram doadas cerca de mil unidades, para auxiliar essas famílias no abastecimento nas torneiras para a execução das tarefas de dentro de casa, como as desempenhadas na cozinha e no banheiro. 

 

 


Galeria de imagens