NotíciasSeminário do Empreendedor inicia com palestra de Luís Gonzaga Coelho

11/09/2014 - 10:45 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Evento realizado até sexta-feira, 12 de setembro, no Salão de Atos da Uniplac reúne empresários e estudantes antenados no mercado

O 6° Seminário do Empreendedor Acil Jovem e a 9º edição dos Casos de Empreendedores do curso de Administração da Uniplac realiza até sexta-feira, 12 de setembro, uma série de palestras com empreendedores que vão dividir conhecimento, experiência e vivências com os participantes do evento.

O primeiro a propor uma conversa sobre empreendedorismo na noite de segunda-feira, 8 de setembro, foi Luís Gonzaga Coelho, diretor geral da C-Pack (Creative Packaging), que produz embalagens plásticas de qualidade superior e atende a inúmeras empresas nacionais e internacionais.

Para ele, empreender não quer dizer ter um negócio. Empreender é fazer acontecer, realizar. Além disso, o grande talento do empreendedor tem de ser a conjugação dos talentos. “Saber identificar outros empreendedores para se desenvolver e crescer”, afirmou.

Gonzaga fala com conhecimento. Aos 16 anos lançou o primeiro empreendimento junto com um irmão e um amigo. Era uma marca de surfwear. “Fizemos sem método, somente com o dinheiro e a paixão”, contou. Nessa mesma época, também trabalhava em uma indústria de embalagens, onde permaneceu até os 20 anos. “O empreendimento tinha limitações e eu precisava aprender mais”, comentou. A busca pelo conhecimento o levou a passar um tempo na Europa. Na Suíça estudou Ciências Políticas e Econômicas e Gestão Hospitalar.

Em 2002 Luís Gonzaga Coelho retornou ao Brasil para montar a C-Pack. A empresa, hoje, é líder na América Latina em tubos plásticos. Reconhecimento que ele atribui ao engajamento e trabalho em equipe.

Livro sobre empreendedorismo é lançado no Seminário

O relato minucioso da trajetória de empreendedorismo de Gonzaga também é narrado no livro “O que eu faria? Histórias inspiradoras para novos e jovens empreendedores”, lançado durante o 6° Seminário do Empreendedor Acil Jovem. O núcleo jovem da Associação lageana faz parte da Regional Planalto Serrano do Cejesc (Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de SC). A publicação é fruto das visitas que os jovens empresários catarinenses realizaram em 10 empresas do Estado reconhecidas pelas associações como bons exemplos de empreendedorismo. Escrito por João Chiodini e Renato Vieira de Avila, além de relatar os casos de empreendedorismo, o livro propõe uma interrogação: hoje, como os empresários fariam? O livro está à venda nos dias do evento. O valor de cada exemplar é R$ 20.

Próximas palestras

O Seminário do Empreendedor terá ainda como palestrantes Luis Felipe Sales, diretor executivo da Mix de Shoppings e sócio do Lages Garden Shopping; Rodrigo Santos, da Softplan e responsável pela implantação do processo judicial eletrônico no TJSP, TJBA, TJCE e Tribunal de Justiça de Santa Catarina; e João Gomes, diretor geral da Disauto, empresa lageana do setor de autopeças e com filiais em mais três estados do Brasil.

Além disso, a Acil Jovem também vai proporcionar um bate papo entre grandes empresários catarinenses. O participante tem acesso a perguntas e a contextualização de cada assunto é regida de forma prática e objetiva.

O Seminário do Empreendedor é o maior evento de capacitação realizado pela ACIL Jovem. Desde sua primeira edição, em 2007, proporciona capacitação para mais de sete mil participantes.