NotíciasACIL Jovem realiza palestra com deputado Bruno Souza

26/07/2021 - 11:25 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

O Núcleo do Jovem Empreendedor da Associação Empresarial de Lages (ACIL Jovem) promoveu na noite de quinta-feira, 22 de julho, uma palestra com o Deputado Estadual Bruno Souza, que abordou o tema “Brasil: é hora de crescer”, onde apresentou um panorama dos desafios enfrentados pelos empreendedores como carga tributária e liberdade econômica.

O deputado destacou a produtividade no Brasil, que é muito baixa se comparado a outros países. Segundo ele, a situação começou a se agravar nos últimos anos devido à queda na taxa da natalidade, o que significa menos pessoas entrando no mercado de trabalho e, consequentemente, diminuindo a força produtiva. Outro assunto abordado por ele foi a carga tributária. “Somos o pior sistema tributário do mundo. A média salarial brasileira é de 3 salários mínimos e 54% desse valor são impostos. Isso ocorre porque o governo gasta demais”, frisou ele.

De acordo com Souza, o setor automotivo é o mais protegido da economia brasileira, pois barreiras como tarifas impedem a competição. Como resultado tem a perda da produtividade se comparada com a indústria americana. Acrescentou, que o agronegócio é o setor que mais cresce, apesar de ser um dos setores que menos recebe subsídios, se comparado a outros países. Como resultado tem ganhos enormes de produtividade.

Por fim, ele destacou que para o Brasil crescer precisa maturidade política e nossa maturidade como cidadão, participando de forma crítica nas discussões políticas.


Galeria de imagens