NotíciasAs vantagens e desvantagens do home office foi tema de reunião do Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho da ACIL

14/07/2021 - 09:55 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Uma das práticas mais adotadas desde o início da pandemia do novo coronavírus, o home office, trouxe diversas vantagens para a empresa e colaboradores, mas o trabalho remoto, como também é chamado, tem as suas desvantagens. Esse assunto foi explanado pela advogada Zabia Farias em um talk online promovido pelo Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho, na tarde do dia 07 de julho, em parceria com o Núcleo de Empreendedores Jurídicos, ambos da Associação Empresarial de Lages.

O home office trouxe uma maior flexibilidade para o colaborador que não precisa se deslocar até a empresa para realizar seu trabalho, além de promover uma maior produtividade e bem-estar. Para a empresa, essa modalidade de trabalho proporcionou redução de despesas, gerando economia. Já, entre as desvantagens estão a dificuldade em manter o foco no trabalho, a falta de estrutura, não conseguir separar a hora de trabalhar e a hora do descanso

Para Zabia, o ideal é que conste em contrato todas as tratativas deste formato de trabalho, como materiais e equipamentos que a empresa deve disponibilizar ao colaborador para realizar o trabalho; como será a forma de remuneração que, segundo ela, o modelo ideal é por produtividade, já que não tem como o empregador controlar o tempo e o horário de trabalho, além de prever outras situações que possam interferir na relação trabalhista.