NotíciasA saúde mental foi tema de evento realizado pelos núcleos empresariais da ACIL

20/05/2021 - 15:39 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

A pandemia da Covid-19 trouxe muitas mudanças na vida de todos. A preocupação com o contágio, o distanciamento social, o isolamento, são situações que podem provocar ou, até mesmo, agravar doenças psicossociais. Para ajudar a entender como agir diante desta situação, os Núcleos de Gestão de Pessoas, de Saúde, de Saúde e Segurança do Trabalho e de Educação da Associação Empresarial de Lages, promoveram o Circuito de Saúde Mental, realizado nos dias 17 e 18 de maio, através da plataforma Google Meet.

O evento que teve como mediadora a coordenadora de saúde e segurança na Indústria pela Regional Serra Catarinense da Fiesc, Katia Roberta da Silva, contou com a participação, na primeira noite, da psicóloga Mariane Andrade Muniz Waltrick abordou o tema “Apoio emocional e apoio pedagógico”. Ela apresentou o Case da Uniplac, que conta com o Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP), criado em 2013, que tem como objetivo oferecer, gratuitamente, atendimento especializado aos estudantes dos diversos cursos da universidade.

Em seguida, a psicóloga organizacional Lucimara Vargas Branco falar sobre “Cuidados com a saúde mental em tempos de pandemia! Reações e estratégias de enfretamento”. Segundo ela, todas as mudanças que vivemos podem ser gerenciadas e o desenvolvimento da nossa inteligência emocional é o que nos vai garantir essa segurança de adaptabilidade nesse cenário de mudanças. As estratégias de enfrentamento destacadas por ela são: ser honesto consigo mesmo sobre seus sentimentos, ser tolerante e ser adaptável.

Na segunda noite foi a vez da master trainer, Karim Bonvervanso Gomes, falar sobre “Mindfulness e saúde mental”, uma ferramenta fundamental nos dias de hoje, tanto para saúde mental quanto para felicidade, trazendo equilíbrio, bem-estar e a qualidade de vida. E, finalizando o evento, Elaine Cristina Reuter, supervisora Environmetal and Social, apresentou o programa Saudavelmente Conectados, um case do Grupo Connvert. Ela compartilhou com os participantes do evento, as medidas e práticas adotadas pelo Grupo para garantir a segurança, saúde e bem-estar dos seus colaboradores.