NotíciasBanco do Emprego e qualificação de mão de obra estiveram em pauta em reunião da ACIL

09/04/2021 - 17:06 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Assunto recorrente nas reuniões da Associação Empresarial de Lages, a falta de mão de obra qualificada esteve novamente em pauta na reunião da diretoria da entidade, realizada na noite de 05 de abril.

O tema foi debatido pelos empresários com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Mondadori (Joinha), que também fez um relato sobre o Banco do Emprego. De acordo com informações repassadas pelo secretário, foram realizados 747 novos cadastros de pessoas que estão procurando emprego em Lages e, somente em 2021, já foram realizadas 205 contratações, através de encaminhamentos feitos por meio do banco.

A maior preocupação apontada pelos empresários é a dificuldade em contratar mão de obra qualificada, especialmente, para as indústrias. O empresário Anderson de Souza ressaltou que precisam de profissionais com conhecimento mais aprofundado do que os oferecidos pelos cursos técnicos.

Joinha informou que se reunirá com o vice-presidente da Fiesc, Israel José Marcon, e o gerente Executivo do Senai, Giovane Honorato de Carvalho, com o intuito de firmar parceria para qualificação de profissionais para a indústria. O presidente da ACIL, Carlos Eduardo de Liz, se dispôs a realizar uma reunião com representantes de instituições educacionais a fim de tratar sobre este tema.

Outro dado repassado pelo secretário foi que, hoje, são 10 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) ativos. A Secretaria de Desenvolvimento realizou nos 3 primeiros meses de 2021, 1.814 declarações de Imposto de Renda de forma gratuita.

 


Galeria de imagens