NotíciasMunicípios do interior de SP, MG e SC fazem campanha por voto ‘regional’.

20/08/2014 - 10:42 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Nos últimos anos, a tendência por eleger candidatos da região vem ganhando força em campanhas realizadas por Associações Comerciais e Empresariais no interior do país. Este ano, cidades como Franca (400km de SP), Uberaba (MG) e Lages (Serra Catarinense) são exemplos de onde o tema vem ganhando destaque.

A tentativa é a de eleger candidatos que estejam mais próximos à população local e evitar o disperdício de votos com os “paraquedistas”, aqueles tidos como candidatos que aparecem na cidade ou região somente para levar os votos e nunca mais retornam. Em Santa Catarina, os efeitos da campanha “Serrano Vota em Serrano” são percebidos nas urnas. “Nos anos que houve a campanha a região elegeu 2 deputados federais em 2002 e um em 2006, ocasião em que os votos regionais foram de 80% e 72% respectivamente. Na eleição de 2010 quando essa campanha não ocorreu a região não elegeu nenhum deputado federal”, explica o presidente da ACIL de Lages.

A campanha “Serrano Vota em Serrano”, organizada pelo Fórum das Entidades de Lages, abrange os 18 pequenos municípios da região serrana de Santa Catarina e visa conscientizar  atuais e futuros eleitores . Representantes da OAB da cidade estão visitando escolas da região para debater sobre a importância da eleição e do voto local com jovens e crianças.

Em Franca (SP) o slogan é “Voto Nosso” e a Associação do Comércio e Indústria da cidade já investiu 50 mil reais em anúncios de rádios, jornais e outdoors.  Em Minhas Gerais, a cidade de Uberaba lançou para este ano o “Voto Útil” e será voltada para eleitores de nove cidades da região. Em Ribeirão, também em SP, a Associação Comercial e Industrial da cidade (Acirp) defendeu nas últimas eleições o “voto consciente”, este ano a luta é pelo “voto distrital”.